Audiência pública debaterá meia-entrada em eventos culturais



Nesta terça-feira (5), a chamada meia-entrada estudantil será tema de audiência pública convocada pela Subcomissão de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social da Comissão de Educação (CE) do Senado Federal. O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) foi o autor do requerimento para a realização da audiência pública, que tem início marcado para as 10h.

Devem participar da reunião os presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Thiago Franco. Essas entidades são as principais emissoras das carteiras estudantis em todo o país, documento que dá direito aos estudantes pagarem somente metade do valor dos ingressos em shows, teatros, cinemas, espetáculos e atividades esportivas e culturais.

Também participarão da audiência o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Lúcio dos Santos Oliveira; o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Empresários Artísticos (Abeart), Ricardo Chantilly; e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex), Valmir Fernandes.

Além da meia-entrada estudantil, os debatedores também devem abordar a meia-entrada e a gratuidade para outras categorias e setores (como os idosos) em produções e espetáculos culturais.

Uma das principais organizações civis da história do Brasil, a UNE foi fundada no dia 13 de agosto de 1937. No dia 1º de abril de 1964, início do golpe militar, a sede da entidade na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, foi invadida, saqueada e queimada. Pouco depois, o regime militar colocou a UNE na ilegalidade, que passou a atuar clandestinamente. A partir de 1976 começa a reestruturação da entidade.

Entre outros, já foram presidentes da entidade estudantil o ex-prefeito de São Paulo José Serra; o atual presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo; o atual prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias; e o líder estudantil Honestino Guimarães, que presidia a UNE quando do golpe militar de 64. Já a Ubes foi fundada em 1948 para representar os alunos dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico, Profissionalizante e Pré-Vestibular do Brasil.

Reunião ordinária

No dia seguinte, quarta-feira (6), a Comissão de Educação tem reunião ordinária agendada para as 10h30. São 17 itens na pauta, todos são projetos de decreto legislativo que autorizam associações, fundações e outras entidades a realizarem serviços de radiodifusão comunitária. Para saber mais sobre meia-entrada: http://www.une.org.br/home3/seus_direitos/m_4217.html.



01/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA pode votar obrigatoriedade da oferta de meia-entrada na venda pela internet de ingressos para eventos culturais

Regulamentação da meia-entrada é defendida em audiência pública

Meia-entrada e gratuidade em espetáculos culturais serão discutidas em audiências públicas

Meia-entrada será debatida em audiência na Subcomissão de Cinema

Audiência discutirá concessâo de gratuidade ao idoso em eventos culturais

Audiência discutirá concessão de gratuidade ao idoso em eventos culturais