Augusto Botelho aponta palmeira inajá como fonte para produção de biocombustível



Em discurso nesta quarta-feira (7), o senador Augusto Botelho (PT-RR) apontou o "excelente potencial" da palmeira inajá como fonte para produção de biodiesel. O inajá é uma palmeira oleaginosa nativa da região amazônica, muito abundante em Roraima, na região de transição da vegetação nativa de Cerrado para a Floresta Amazônica, informou o senador.

Citando pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), Augusto Botelho disse que a palmeira é capaz de gerar 3.690 litros de biodiesel por hectare ao ano, superando, em produtividade, outras fontes tradicionais.

Augusto Botelho informou que a palmeira alcança até 20 metros de altura, tem palmito nobre, polpa e amêndoas de onde é extraído o óleo, que pode ser utilizado na indústria alimentícia, de cosméticos, de produtos farmacêuticos e rações.

- O mais promissor é que, além de tudo isso, pode ser fonte de geração de energia - disse.

Augusto Botelho informou ainda que deverá ser construída no município de Mucajaí uma usina de biodiesel em parceria com a Petrobras. Com a construção da nova usina, muitos pequenos agricultores de Roraima serão beneficiados, podendo fortalecer seu sistema de produção sustentável, assinalou o senador.



07/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho aponta equívocos em demarcação da Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho aponta falhas em políticas indigenistas brasileiras

Augusto Botelho aponta desequilíbrio nas contas externas e pede estímulo à exportação de produtos manufaturados

Augusto Botelho alerta para volta da tuberculose

Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes

Augusto Botelho elogia a "lei seca" para o trânsito