Augusto Botelho diz que contribuintes têm direitos violados no Brasil



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) afirmou em Plenário neste sábado (6) que, apesar das garantias expressas na Constituição federal, o contribuinte, em especial o mais pobre, não tem seus mais elementares direitos assegurados no país. Ele defendeu a aplicação, pelo sistema tributário brasileiro, de princípios como os da igualdade, do respeito à capacidade contributiva, da legalidade estrita e da anterioridade. Assim, explicou, o Estado estaria combatendo a desigualdade social.

Augusto Botelho criticou a elevada carga tributária cobrada no país, que, para ele, chega a violar as garantias fundamentais do cidadão. Segundo o parlamentar, o Estado brasileiro, mesmo com a alta carga tributária, não dá contraprestação eficiente em serviços. Além de mencionar dispositivos constitucionais que prevêem casos de isenção de taxas para os mais pobres, ele lembrou que a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais também são determinadas pela Constituição.

O representante de Roraima afirmou ainda, citando o tributarista Roque Antônio Carraza, que o princípio da igualdade tem relação com o da progressividade.

- Não podemos tirar dos que têm menos. A tributação por alíquotas fixas tende a contribuir com desigualdade econômica, obrigando que pessoas sem condições de contribuir suportem um sacrifício injustificável. Sem progressividade não há como atingir a igualdade tributária - argumentou.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) afirmou que há muito tempo a União vem concentrando recursos tributários e atuando sem preocupação com o contribuinte.

- É preciso que o contribuinte tenha igualdade de tratamento com o Estado - disse, elogiando o pronunciamento de Augusto Botelho.



06/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho comenta pesquisa sobre a saúde no Brasil

Augusto Botelho ressalta importância da Amazônia para o Brasil

Augusto Botelho alerta para aumento do câncer no Brasil e no Mundo

Sífilis pode se tornar epidemia no Brasil, adverte Augusto Botelho

Augusto Botelho não aceita intromissão norte-americana em assuntos nucleares do Brasil

Augusto Botelho destaca posição privilegiada do Brasil em futura exploração econômica da Antártica