Augusto Botelho elogia atuação da Embrapa nos seus 37 anos



Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), o senador Augusto Botelho (PT-RR) saudou os 37 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), comemorados no último dia 26, e disse que a liderança do Brasil na chamada agricultura tropical deve-se à atuação da estatal, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Augusto Botelho ressaltou que o trabalho conduzido pela Embrapa e por instituições parceiras que formam o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária transformou a agricultura brasileira. Em Roraima, disse ele, as pesquisas da Embrapa ampliaram o conhecimento sobre o solo, clima, recursos naturais e técnicas agrícolas, gerando tecnologias capazes de revolucionar os padrões locais de produção.

Entre as conquistas da Embrapa, Augusto Botelho citou a descoberta de cultivares de feijão, mandioca e arroz adaptados ao solo de Roraima, além das pesquisas atuais para a produção de biodiesel a partir do inajá, uma palmeira oleaginosa típica da região.

Nas últimas quatro décadas, observou Augusto Botelho, verificou-se ainda o incremento acelerado da produtividade no país, com a consequente redução dos preços e a agregação de mais valor à produção graças às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa.

O senador disse ainda que a atuação vitoriosa da Embrapa pode ser exemplificada com a expansão da cultura da soja na região do cerrado, que hoje responde por 60% da produção nacional do grão.

Augusto Botelho também lembrou que a Embrapa vem tendo uma atuação de destaque no exterior, como na Venezuela, Panamá e países africanos, mantendo ainda laboratórios virtuais nos Estados Unidos, França, Coréia e Inglaterra.



05/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho homenageia Ministério Público de Roraima pela passagem de seus 15 anos

Augusto Botelho espera que ministros do STF mudem seus votos na questão da reserva indígena Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho propõe lei complementar para regular atuação das Forças Armadas em áreas indígenas

Augusto Botelho elogia a "lei seca" para o trânsito

Augusto Botelho elogia escola-modelo do Sesc

Augusto Botelho elogia Estratégia Nacional de Defesa