Autorizada criação dos conselhos de Zootecnia



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em decisão terminativa , nesta quarta-feira (11), projeto que autoriza o Executivo a criar o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Zootecnia. O objetivo desse conjunto de entidades, que terá natureza de autarquia federal, é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos zootecnistas.

Desde a regulamentação dessa atividade, há mais de 40 anos, a classe aguarda a criação de um órgão fiscalizador da profissão. Foi o que ressaltou o relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), no parecer favorável ao projeto. Segundo informou, o Brasil conta hoje com mais de cem cursos regulares de Zootecnia, tendo sido formados mais de 20 mil profissionais ao longo dessas quatro décadas.

- É oportuna e necessária a criação de uma autarquia para fiscalizar o exercício da profissão de zootecnistas, com inúmeros benefícios visualizados para a população como um todo, para o desenvolvimento da própria atividade em si, bem como para as ações no campo da agropecuária e do meio ambiente - considerou Suplicy.

Por sugestão do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o relator incorporou ao projeto (PLC 323/09) emenda que atribui caráter autorizativo ao projeto. Conforme Demóstenes, o Poder Legislativo não pode deliberar pela criação de conselhos. Por isso, a alteração era indispensável para corrigir o que considerou ser um "vício insanável". Devido a essa mudança, o texto voltará à Câmara dos Deputados para novo exame.

Simone Franco e Gorette Brandão / Agência Senado

10/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada retificação à proposta que autoriza a criação de conselhos de zootecnia

Encontro do Instituto de Zootecnia discute criação de gado caracu

Autorizada a criação de 1.340 vagas em cursos de medicina

Autorizada criação de distrito agropecuário em Roraima

Autorizada criação de nova região de desenvolvimento

Autorizada criação de universidade federal no Rio Grande do Sul