Azeredo critica aproximação do Brasil com países que desrespeitam direitos fundamentais



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), criticou a política externa adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de se aproximar de países que não respeitam os direitos humanos, como Cuba e Irã. A declaração foi feita durante pronunciamento na sessão especial que concedeu, nesta terça-feira (21), a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara a personalidades que trabalharam pela garantia dos direitos humanos no país.

Para o senador, apesar de dar atenção à questão dos direitos humanos no âmbito interno, o presidente Lula descuida da questão ao manter relações com Estados que não garantem direitos básicos aos seus cidadãos. Azeredo disse que o governo deve estar em alerta permanente para não ser conivente com esses países.

O senador disse que o Senado Federal tem atuado para que o direito das minorias seja respeitado. Na avaliação de Azeredo, o país possui uma legislação que preconiza os direitos humanos, mas "é difícil fazer cumpri-la".



21/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe defende aproximação do Brasil com países vizinhos ao Amapá

Visita parlamentar buscou aproximação do Brasil com países do Caribe e da América Central

Azeredo elogia aproximação com o Chile

Eduardo Azeredo questiona aproximação do governo brasileiro com o Irã

Tião Viana defende aproximação com países andinos

Livro sobre direitos fundamentais têm participação de procurador da AGU