Banco Central amplia Sistema de Informações de Crédito



O Banco Central (BC) realiza na sexta-feira (23), às 10h, a cerimônia de lançamento da ampliação do Sistema de Informações de Crédito (SCR). O evento contará com a presença do presidente do banco, Alexandre Tombini, do diretor de Fiscalização do BC, Anthero Meirelles, e do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal.

Os jornalistas que desejarem cobrir o evento devem informar o nome, o número da carteira de identidade e o veículo de comunicação até as 18 horas desta quinta-feira (22), encaminhado as informações para o e-mail.

Desde 31 de janeiro de 2012, o SCR passou a receber informações mais detalhadas sobre as operações de crédito, como a renda das pessoas físicas, o faturamento das pessoas jurídicas e as informações dos fundos de investimento de direitos creditórios.

Atualmente o SCR identifica, de forma facultativa, todos os clientes com operações totais iguais ou superiores a R$ 1 mil reais. A partir de 30 de abril, a informação acima desse valor será obrigatória.

A medida contribui para o aprimoramento do monitoramento e da supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras, além de fornecer condições para melhor analisar o processo de inclusão financeira no Brasil. Para o sistema, o intercâmbio de informações entre as instituições financeiras sobre o montante de débitos desses clientes permite a melhor avaliação do risco de crédito, sendo determinante, por exemplo, para evitar o excesso de endividamento dos tomadores de crédito de menor valor.

 

Fonte:
Banco Central

 

22/03/2012 17:13


Artigos Relacionados


APROVADO SISTEMA DE RISCO DE CRÉDITO PARA O BANCO CENTRAL

Aprovado pedido de informações ao Banco Central

MP que amplia atuação do Banco Central começa a tramitar no Congresso

Aprovado projeto que amplia o número de procuradores do Banco Central

SUBCOMISSÃO CONVIDA PROCURADORES E PEDE INFORMAÇÕES AO BANCO CENTRAL

Aprovado pedido de informações ao Banco Central sobre Banestado