BENEDITA APONTA DESRESPEITO NA VOTAÇÃO DA MP DOS IDOSOS



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) protestou hoje (dia 04) contra a maneira, por ela considerada "deselegante", com que a Mesa do Congresso impediu, na véspera, a votação da Medida Provisória nº 1599, que trata dos direitos dosidosos e dos portadores de deficiência. Benedita também admite a possibilidade de argüir a inconstitucionalidade da medida.

Ela alertou também para o "desrespeito" contido no parágrafo da MP que diz que a concessão do benefício de um salário mínimo mensal a idosos e deficientes ficará sujeita a exame médico e laudo realizados pelo INSS.

- Desculpem-me o termo, mas para quem mora "na tonga da mironga do caburetê", que não tem o serviço do INSS, que está sem condição de se locomover, eles não garantiram absolutamente nada - destacou a senadora, lembrando que a Oposição pediu que se colocasse o SUS ou outra instituição credenciada pelo INSS para fazer a perícia.

No que se refere ao conceito de família, Benedita da Silva esclareceu que a proposta da Oposição era manter o conceito mononuclear, isto é, aquela formada pelo pai, mãe e filhos, para evitar que demais parentes fossem agregados, dando pretexto para que a renda familiar mínima fosse ultrapassada e o benefício suspenso.



04/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito aponta desrespeito do governo aos idosos

João Faustino aponta desrespeito do Executivo à segurança jurídica

BENEDITA COBRA AÇÃO EM BENEFÍCIO DOS IDOSOS

BENEDITA APONTA DESCASO DO GOVERNO COM SAÚDE NO BRASIL

BENEDITA APONTA VIOLÊNCIA DA POLÍCIA NA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO CONGRESSO

Debate aponta despreparo da universidade na assistência aos idosos