BENEDITA COBRA AÇÃO EM BENEFÍCIO DOS IDOSOS



O Brasil não está preparado para enfrentar o envelhecimento de sua população, afirmou hoje (dia 29) a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), ao cobrar uma ação mais efetiva do governo em benefício dos idosos, que, a seu ver, "têm sido tratados como cidadãos de terceira categoria".

Após citar dados do último censo realizado pelo IBGE, segundo o qual o Brasil, no ano de 2025, terá cerca de 33 milhões de habitantes acima de 60 anos, a senadora afirmou que esse avanço da idade da população brasileira não está sendo acompanhado pelas políticas sociais do governo.

- O resultado da falta de uma política e de todo o descaso está sendo a piora significativa do atendimento ao idoso. E agora, com a reforma previdenciária estabelecendo que o trabalhador só poderá aposentar-se com 35 anos de contribuição e 60 de idade, muito provavelmente tenhamos uma imensa legião de idosos, sem trabalho e sem aposentadoria, condenados à própria sorte - frisou.

MANIFESTAÇÃO

Benedita da Silva registrou manifestação ocorrida no último sábado, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, "onde mais de 10 mil pessoas realizaram uma caminhada que significou a integração de várias gerações". Segundo a senadora, a sociedade tem uma visão "altamente preconceituosa em relação aos idosos que, na verdade, são alegres e bem humorados", acentuou.

- A comemoração foi belíssima e, desde roqueiros a punks e sambistas, todos participaram exibindo bandeiras, flores e faixas. Quero saudar o chefe do Departamento de Idosos da Organização Mundial de Saúde, o carioca Alexandre Kalache, que contribuiu para que a manifestação pudesse acontecer- disse.

A senadora lembrou que o Dia Internacional do Idoso será comemorado nesta quarta-feira (dia 1º). Atendendo a reivindicação de grupos da chamada terceira idade, ela sugeriu que 1999 seja considerado o Ano Internacional do Idoso.

Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) elogiou a senadora pela oportunidade do pronunciamento, e disse que "o idoso começa a morrer a partir da aposentadoria".

29/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA DA SILVA COBRA AÇÃO DA CERJ CONTRA QUEDA DE ENERGIA

BENEDITA APONTA DESRESPEITO NA VOTAÇÃO DA MP DOS IDOSOS

Pauta de votações inclui benefício para idosos

Aprovado benefício para idosos e deficientes carentes

Benefício de idosos e deficientes será reajustado de acordo com o salário mínimo

Redução de burocracia na concessão de benefício para idosos e deficientes passa na CAE