BENEDITA: AUMENTAM CASOS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES NO RJ



O Rio de Janeiro subiu do terceiro para o segundo lugar na estatística de denúncias de exploração sexual de menores. A denúncia foi feita pela senadora Benedita da Silva (PT-RJ), ao chamar a atenção para a necessidade da união de esforços, seja denunciando ou promovendo ações que permitam a erradicação "dessa triste estatística".

- Em todo o país existem pelo menos 500 mil prostitutas, segundo estatísticas do Ministério da Justiça, sendo que 42% desse total, ou seja, 210 mil, são menores de 18 anos - revelou a senadora.

Benedita da Silva explicou que o próprio Ministério da Justiça analisou o número de denúncias recebidas e chegou às seguintes conclusões: inicialmente acreditava-se que o turismo sexual com menores seria responsável pelo maior número de denúncias, mas só recebeu 10% das ligações. Verificou-se que a maioria dos casos tratava-se de exploração comercial em apartamentos, saunas, residências e até mesmo em vias públicas. Daí a necessidade da divulgação e conscientização popular.

A senadora citou instituições que estão engajadas na luta contra a exploração do menor como a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), presidida pelo médico e deputado estadual Lauro Monteiro, que, segundo ela, também reconhece a pouca divulgação de campanhas. Outra entidade citada pela senadora foio Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos da Criança e da Adolescência (CBDDCA), conhecido por atuar em casos de crianças desaparecidas, que criou em 1997 um serviço para atender casos de prostituição infantil, que atende pelos telefones (021) 220-9903 e 220-9009.

Benedita lembrou que apesar de o país contar com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que ela classifica como uma lei de primeiro mundo, "continuamos com uma cultura arcaica e ultrapassada que precisa ser rompida. Muitos homens ainda vêem as mulheres como objeto, desrespeitando sua dignidade e seu potencial já amplamente comprovado". Ela também creditou à pobreza - material e de espírito - a raiz desse tipo de exploração sexual, que é alimentada pelo desemprego, o qual está em 8,18%, um dos mais altos desde 1984.

- O conformismo e a indiferença talvez sejam os responsáveis pela proliferação do comportamento doentio dos pedofílicos que vem aumentando em nossos dias, seja pela aparente impunidade ou pela facilidade de ação, diante dos olhos, ouvidos e bocas dormentes que nada vêem, ouvem ou falam. Portanto, aqui estou nesta tribuna pedindo a colaboração de todos os cidadãos para que participem ligando para o Disque-Denúncia da Prostituição Infantil, número 0800-990500, toda vez que se depararem com uma ocorrência desse gênero - finalizou a senadora.



07/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ fará audiência sobre depoimento de menores em casos de abuso sexual

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

SANCIONADO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

Alterações legislativas buscam coibir exploração sexual de menores

Serys destaca trabalho de CPI contra exploração sexual de menores

Magno Malta condena exploração de menores por turismo sexual