Serys destaca trabalho de CPI contra exploração sexual de menores



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) elogiou nesta segunda-feira (21) o trabalho desenvolvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga e combate a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Ela destacou o resultado alcançado no último final de semana pela Operação Tamar, criada pela Polícia Federal, com a prisão em flagrante de quatro pessoas nos municípios de Cuiabá e Cáceres, em Mato Grosso.

- Na capital, a prisão ocorreu numa boate, onde os agentes federais flagraram uma adolescente trabalhando. Em Cáceres, um recepcionista de hotel foi preso no momento em que aliciava duas adolescentes - informou.

Serys explicou que a Operação Tamar é resultado direto dos trabalhos da CPI e, especialmente, dos esforços da sua presidente, a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), e da relatora, a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

- Isso também é reflexo do compromisso do nosso governo no combate a esse crime bárbaro e graças ao esforço do Congresso Nacional - afirmou.

Quinto constitucional

A senadora também registrou a criação, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de uma comissão para analisar e discutir o instituto do quinto constitucional, bem como os critérios de indicação de advogados às vagas (20%) destinadas nos tribunais a representantes da advocacia e do Ministério Público. Segundo a senadora, a polêmica em torno do assunto surgiu após a decisão de proibir a candidatura aos tribunais de advogados que exerçam mandatos na OAB nacional ou em suas seccionais estaduais, e após o questionamento público feito ao instituto do quinto constitucional.

Serys ainda comunicou que esteve presente, na condição de madrinha, à Parada do Orgulho Homossexual, ocorrida em Cuiabá na última sexta-feira (18), e que reuniu cerca de 20 mil pessoas. -Para que a democracia exista, a liberdade precisa ser consagrada-, enfatizou. Ela informou ter encaminhado correspondência ao governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, solicitando informações sobre as investigações do assassinato do vice-presidente do Grupo Gay do Tabuleiro, Marcos André dos Santos.

A senadora também comunicou sua participação nas comemorações do 20º aniversário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ocorridas ontem no Assentamento Pirituba, em Itapeva, com a participação de representantes de 76 países.



21/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares buscam parceria com o Unicef na luta contra a exploração sexual de menores

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

SANCIONADO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

BENEDITA: AUMENTAM CASOS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES NO RJ

Alterações legislativas buscam coibir exploração sexual de menores

Magno Malta condena exploração de menores por turismo sexual