BENEDITA DA SILVA: BB E CEF DEVEM SER RESPONSABILIZADOS PELA CRISE NA ENCOL



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ), afirmou hoje (dia 9) que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil devem responder solidariamente pelos danos causados aos mutuários e trabalhadores da Encol. "Não resta dúvida de que se esses dois agentes financeiros tivessem observado as determinações da lei, jamais teriam ocorrido as mazelas praticadas pela Encol", argumentou.

De acordo com a senadora, essas entidades públicas deveriam ter vistoriado e fiscalizado as obras "para efeito de comprovação da aplicação de recursos do empréstimo". Benedita considerou absurdo que a empresa tenha mantido, entre 1992 e 1996, um "caixa dois" por meio do qual "desviou o dinheiro dos mutuários e até o salário dos seus funcionários", sem que isso tivesse sido detectado pelos agentes financeiros.

Ela defendeu a necessidade de uma negociação "que proteja os direitos dos 45 mil compradores dos imóveis da Encol". Na opinião de Benedita da Silva, sendo o poder público um dos responsáveis pela crise, a solução mais justa seria o financiamento direto entre os mutuários e a Caixa Econômica Federal. No entanto, conforme afirmou, não há respaldo jurídico para adoção de tal medida.

- É condição indispensável que os inquéritos abertos sejam concluídos e os responsáveis exemplarmente punidos, para que um dia essa licenciosidade tenha fim no Brasil - concluiu a senadora.

09/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA DA SILVA PEDE AÇÃO DO BRASIL PELA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR LESTE

Juízes serão responsabilizados criminalmente pela superlotação nos presídios

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTE CRISE DA ENCOL

VALMIR QUER SOLUÇÃO PARA CRISE DA ENCOL

BENEDITA DA SILVA COMEMORA DIA DA ÁFRICA

BENEDITA DA SILVA EXALTA PRESTES