BENEDITA DEFENDE A REIMPLANTAÇÃO DO ESCRITÓRIO DA OEA EM BRASÍLIA



A reimplantação de um escritório de representação da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Brasília foi defendida hoje (dia 17) pela senadora Benedita da Silva (PT-RJ), no discurso de encerramento da homenagem, prestada pelo Senado, aos 50 anos da entidade. A senadora lamentou o fechamento do escritório, conseqüência da modernização institucional da OEA.

- Destaco a importância não somente política mas também simbólica de termos funcionando o escritório da OEA, juntamente com outras representações em Brasília - acrescentou.

Para Benedita da Silva, a modernização institucional tem de vir acompanhada por uma maior representatividade da entidade, com a plena reintegração de Cuba no sistema interamericano.

- A evolução do sistema interamericano não pode ficar prisioneira dos imperativos da política interna de qualquer um de seus países membros, afirmou.

A senadora também destacou a ameaça de esvaziamento da OEA como foro político relevante, condicionada pelo "desinteresse da grande potência continental", decorrente do fim de suas necessidades estratégicas. Para a senadora, esse esvaziamento deve ser evitado a qualquer custo, com a defesa de reformas em sua estrutura e funcionamento.

Ela lembrou que a redemocratização dos países da América Latina veio acompanhada pelo fim das tensões decorrentes do conflito Leste-Oeste.

- Tomados em conjunto, estes dois fatores permitem-me crer que estão presentes as condições ideais para a renovação do compromisso pan-americano - disse, rememorando o sonho de Simon Bolívar, de "uma região unida por um só coração".

A senadora destacou ainda o papel da OEA na redemocratização do Haiti, mas se mostrou temerosa de que a agenda econômica supere a agenda política nas discussões hemisféricas. Ao final da homenagem, o presidente da sessão, senador Carlos Patrocínio (PFL-TO), solidarizou-se com seus colegas, agradecendo a presença dos diplomatas e ministros.



07/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARRUDA QUER ESCRITÓRIO CENTRAL DA ANP EM BRASÍLIA

BENEDITA: FESTIVAL DE BRASÍLIA É MOTIVO DE ORGULHO

BENEDITA DEFENDE MEDIDAS URGENTES CONTRA O DESEMPREGO

BENEDITA DEFENDE SEM-TERRA E CRITICA IMPUNIDADE NO PAÍS

BENEDITA DEFENDE CÓDIGO RIGOROSO CONTRA DESMATAMENTO

BENEDITA DEFENDE AMPLO DEBATE SOBRE SEGURANÇA