BENI CONFIA QUE PLENÁRIO APROVARÁ SUBSTITUTIVO



O senador Beni Veras (PSDB-CE) afirmou hoje (dia 4), em entrevista, estar confiante em que o plenário acolherá, sem modificações, o substitutivo de sua autoria à proposta de reforma da Previdência Social, recentemente aprovado pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ).

A expectativa do senador baseia-se no fato de ter incorporado ao parecer diversas emendas apresentadas por senadores. A discussão em plenário começa no próximo dia 12 (terça-feira), e, se aprovado o substitutivo em dois turnos pelo Senado, a proposta retornará ao exame da Câmara.

Dentre as modificações introduzidas no substitutivo mediante emendas dos senadores, Beni Veras destaca a de autoria de Roberto Freire (PPS-PE), transformando a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) em permanente e destinando-a ao financiamento da Seguridade Social.

De acordo com Roberto Freire, a experiência em outros países demonstra que essa contribuição é imune à sonegação e de fácil arrecadação. Para o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), a CPMF deveriaser vinculada às pastas da Saúde e da Previdência.

Beni Veras reconhece entre as emendas mais importantes a do líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), permitindo que o servidor acumule aposentadorias, desde que não ultrapasse um teto que será definido na reforma administrativa.

Outra contribuição "do maior alcance" oferecida durante a tramitação na CCJ, segundo Beni Veras, é a apresentada pelo líder do PMDB, senador Jáder Barbalho (PA), de modo a manter todos os direitos e garantias adquiridos pelos servidores civis ou militares aposentados.

Beni Veras entende que dentro de no máximo cinco anos a Previdência Social deverá sofrer uma verdadeira reforma. Com esse objetivo ele sugere a formação de uma comissão ampla, integrada pelos mais variados segmentos da sociedade brasileira.



04/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PREVIDÊNCIA: BENI INCORPORA EMENDAS AO SEU SUBSTITUTIVO

Royalties: Vital do Rêgo apresenta substitutivo no Plenário

SENADORES ANUNCIAM EMENDAS DE PLENÁRIO AO SUBSTITUTIVO DE FOGAÇA

Leitura de substitutivo sobre 'royalties' acirra disputa no Plenário

CE aprovará terminativamente concessões de rádio e TV

BENI VERAS: SACRIFÍCIO FOI DISTRIBUÍDO ENTRE TODOS