Bernardo autoriza quebra de sigilo bancário
O deputado Bernardo de Souza, líder do Partido Popular Socialista na Assembléia Legislativa, autorizou hoje (25/09) a quebra de seu sigilo fiscal, bancário e patrimonial, obedecendo às determinações do Código de Conduta Parlamentar, aprovado recentemente pela Executiva Estadual do PPS.
A entrega do documento ao presidente do comando gaúcho do partido, Arnobio Mulet, ocorreu hoje (25/09) à tarde, durante reunião com vereadores e integrantes de diretórios municipais, no plenarinho da AL.
A autorização possibilita a abertura de informações relativas ao patrimônio e aos vencimentos do parlamentar, diante de instituições bancárias públicas e privadas, cartórios de registros de imóveis e repartições fiscais. A quebra de sigilo tem como outorgante a direção estadual do PPS e pode ser requerida por qualquer cidadão interessado.
A iniciativa do parlamentar objetiva não apenas o cumprimento dos dispositivos do Código de Conduta Parlamentar - elaborado por ele e acatado na última terça-feira pela Executiva Estadual - mas também a confirmação de um princípio ético há muito defendido por Bernardo de Souza. Constam do Código outras normas, como a proibição de contratação de parentes e a obediência aos princípios partidário como regra do exercício das funções públicas.
Durante o encontro, foram abonadas as filiações ao PPS de vários sindicalistas, provenientes da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, da União Nacional dos Servidores Públicos, da Federação Gaúcha dos Servidores Públicos, da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, da Associação dos Servidores Públicos Ativos e Inativos do Estado, da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e da Associação dos Professores Aposentados do Estado. Entre os sindicalistas recém-filiados, está o presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado (Fessergs), Sérgio Arnoud.
09/25/2001
Artigos Relacionados
PRESIDENTE DO SENADO AUTORIZA QUEBRA DO SEU SIGILO BANCÁRIO
STF quebra sigilo bancário de Demóstenes Torres
Quebra de sigilo bancário será examinada
SENADO AMPLIA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO
APROVADO PROJETO QUE PERMITE A QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO
CPI DO FUTEBOL APROVA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO E FISCAL DA CBF