CPI DO FUTEBOL APROVA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO E FISCAL DA CBF



A comissão parlamentar de inquérito do Senado que está investigando o futebol brasileiro resolveu na tarde desta terça-feira (dia 24) quebrar os sigilos bancário e fiscal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da empresa Traffic Marketing Esportivo e do ex-treinador da Seleção Brasileira, Wanderley Luxemburgo da Silva. Também foi aprovada pelos membros da CPI a convocação do vice-presidente do Vasco da Gama, deputado federal Eurico Miranda (PPB-RJ), que deverá depor em data ainda a ser confirmada.

Com a quebra dos sigilos fiscal e bancário da CBF e da Traffic, a CPI quer investigar detalhadamente os vínculos do contrato entre a Confederação Brasileira de Futebol e a Nike, a possível participação da Traffic como intermediária, e também a sonegação fiscal e evasão de divisas que possam ter havido. Já a quebra de sigilo de Wanderley Luxemburgo poderá elucidar uma suposta utilização do cargo de treinador da seleção para a realização de operações em proveito pessoal.

Além de Eurico, também deverão ser convocados a depor na CPI do Futebol o presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva, o conselheiro Paulo César Ferreira e o representante oficial da patrocinadora do clube, a ISL Worldwide (Intenational Sports Media, Marketing and Licensing Integrated). Paulo César enviou denúncia oficial à comissão apontando irregularidades praticadas pela atual diretoria do Flamengo no que diz respeito a transações feitas com jogadores no exterior.

Os empresários Juan Figger e Luiz Vianna, deverão convocados para esclarecer o processo de transações de jogadores de futebol para o exterior. Segundo o presidente da CPI do Futebol, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), Vianna teria sido recentemente descredenciado pela FIFA em função da suspeita de irregularidades referentes à sonegação fiscal e evasão de divisas.

Já o ex-ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, deverá ser convidado a colaborar com a CPI prestando o seu depoimento. Outros requerimentos aprovados na reunião desta terça-feira dizem respeito à solicitação de informações oficiais à CBF, à FIFA, ao Ministério da Previdência e Assistência Social, ao Banco Central e ao Ministério da Fazenda.

24/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Futebol vai pedir quebra de sigilo bancário e fiscal caso a caso e com justificativa

CPI QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO, TELEFÔNICO E FISCAL DE DIRETORES DE BANCOS

CPI do Banestado quebra sigilo bancário, fiscal e telefônico de empresa off-shore

CAE APROVA PROJETO QUE AMPLIA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

CCJ APROVA QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO DOS QUE OCUPAM CARGOS PÚBLICOS

CPI APROVA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO E INDISPONIBILIDADE DE BENS DOS ENVOLVIDOS NA OBRA DO TRT-SP