Osmar quer ICMS para estado produtor de energia



O senador Osmar Dias (PDT-PR) solicitou, nesta quinta-feira (25), em Plenário, pressa na votação da proposta de emenda à Constituição que transfere para os estados produtores de energia elétrica, como é o caso do Paraná, o direito da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre energia elétrica. Atualmente, a arrecadação desse tributo fica com os estados consumidores.

Osmar Dias foi prontamente atendido pelo presidente do Senado, Ramez Tebet. O presidente informou que manterá entendimentos com o autor da proposta, senador Geraldo Melo (PSDB-RN), e que a matéria deverá constar imediatamente da pauta do Plenário, para votação em segundo turno.

Para Osmar Dias, é um "verdadeiro absurdo" que os paranaenses estejam tendo de pagar agora, juntamente com outros estados, o "seguro apagão" - o aumento de tarifa de energia elétrica cobrado dos consumidores para carrear mais recursos às empresas do setor, de modo a elevar investimentos e impedir que haja novos riscos de apagão.

Segundo Osmar Dias, o estado do Paraná nunca correu qualquer risco de apagão, pois é um grande exportador de energia elétrica, que responde por 30% do abastecimento de energia consumido pela região Sudeste. O estado é responsável, também, por 25% da produção agrícola nacional.

O senador disse que o Paraná foi duplamente punido pois, para construir as usinas hidrelétricas, teve de inundar grandes áreas agricultáveis. Para compensar essas perdas - afirmou - é justo que se apresse agora a votação da proposta de emenda à Constituição que altera a sistemática de cobrança do ICMS, transferindo-a para os estados produtores de energia elétrica. Essa medida, segundo o senador, propiciaria mais R$ 600 milhões anuais no orçamento do estado.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), no início de seu pronunciamento nesta quinta-feira, apoiou as declarações de seu colega do PDT, destacando que "o seguro apagão cobre a imprevidência do governo federal" no setor de energia elétrica.



25/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz quer ICMS da energia elétrica cobrado no estado produtor

Tomás Correia quer cobrança do ICMS da energia elétrica no estado produtor

PEC de Osmar Dias beneficia estado produtor de energia elétrica

Senado transfere para o estado produtor a cobrança de ICMS nas operações com petróleo

Bezerra pede socorro para porto que escoa sal e ICMS sobre petróleo cobrado no estado produtor

Osmar Dias: estados produtores de energia devem reter porcentagem do ICMS gerado na distribuição