Bienal da caricatura expõe obras de Cavalcante



Dois séculos de charges e cartuns estão em exposição no Rio de Janeiro e outras cidades do país, na 1ª Bienal Internacional da Caricatura. Evento inédito, mas que surge com a pretensão de ser um dos maiores do gênero em todo o mundo, a bienal terá ao todo 40 programações, entre mostras – cerca de 30 - debates e lançamentos de livros, até 30 de março de 2014. 

Confira a programação completa.

Exposição Cavalcante

No Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro, duas exposições de Paulo Cavalcante estarão abertas ao público, entre 5 de dezembro e 9 de março,

Com 25 anos de carreira e uma longa trajetória na imprensa, Paulo Cavalcante, nesta sua primeira exposição retrospectiva,  reunindo 114 trabalhos, vai mostrar caricaturas, charges, pinturas, desenhos, e esboços artísticos inéditos.

Cavalcante começou a publicar seus desenhos no antológico jornal  Pasquim,  em 1984. Autodidata, colaborou com diversas publicações, como o Estado de S. Paulo, Pasquim, revista Gráfica, MAD, Ciência Hoje, Vizoo, Poetry Salzburg (Áustria), entre outras. Sua produção também se espalhou por capas de livros para a Editora Record.

Teve trabalhos premiados e exibidos em vários salões de humor. Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas as coletivas A Imagem do Som,  no Paço Imperial; As Novas Estéticas da Caricatura em Portugal; O Rio Visto por seus Artistas, do Clube de Criação do Rio de Janeiro; O Humor nos Tempos de Guerra, na Casa de Cultura Laura Alvim; Ilustrações e Retratos, uma parceria com o ilustrador Lula, no Museu do Telephone, e Gráficos Rio, esta no Museu Nacional de Belas Artes.

Recentemente, recebeu o prêmio Desenho de Imprensa na categoria Caricatura no 1º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. Participou da exposição "O Discurso Político nas Charges" e "Caricaturas" na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em novembro de 2010. Foi convidado a participar de uma publicação especial sobre o Brasil no Courrier International, na França, em julho de 2013.

Atualmente, trabalha no jornal O Globo, onde recebeu prêmios por suas ilustrações da Society of Newspaper Design (SND), entidade com sede nos EUA. Por tudo isso, Cavalcante é um dos nomes mais representativos da caricatura contemporânea.

Bienal da Caricatura

Idealizada pelo caricaturista e historiador Luciano Magno (pseudônimo de Lucio Muruci), autor do livro História da Caricatura Brasileira, a bienal tem o apoio do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e de outras instituições culturais do país. As primeiras seis exposições serão abertas na noite desta quarta-feira, para convidados, no CCJF, e uma delas revive a obra de Manoel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879), o patrono da caricatura no Brasil.

Fonte:

Ministério da Cultura

Agência Brasil



03/12/2013 17:20


Artigos Relacionados


Bienal da Caricatura terá obras de Calixto Cordeiro e J.Carlos

Senado expõe documentos raros na Bienal do Ceará

Senado expõe história do Palácio Monroe ao público da Bienal do RJ

Bienal do Livro expõe projetos de incentivo à leitura no Brasil e em mais 3 países

Memorial expõe obras do MAC USP

Senado expõe obras de Antônio Poteiro