Borhausen informa que PFL tentará suspender conta de fundo partidário do PT



O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) informou nesta segunda-feira (2), em Plenário, que o PFL entrou com ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o PT, pedindo a suspensão, por um ano, do recebimento pelo partido da cota dos recursos do Fundo Partidário. A decisão foi  motivada pelas denúncias de que o Banco do Brasil teria  patrocinado uma festa, com a participação da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, com o objetivo arrecadar fundos para a construção da nova sede do partido. O Banco do Brasil teria adquirido ingressos para a festa no valor de R$ 70 mil, segundo denúncias da imprensa.

A pena para o recebimento de doação  irregular por partidos, conforme o senador, é justamente a suspensão do recebimento do fundo partidário por uma ano, o que, no seu entendimento "é pouco para a punição de prática moralmente tão nociva à administração pública, inclusive por envolver um partido que governa o país".  

- Pensávamos que durante o recesso do Congresso somente a partir de 12 de julho, o governo melhorasse seu comportamento, sua conduta – disse o senador, lamentando que tenha ocorrido justamente o contrário nesse período, quando mais denúncias foram feitas pela imprensa conta o governo, inclusive incluindo o nome do presidente do Banco Central.

O senador acrescentou que o PFL também entrou com pedido de auditoria no Banco do Brasil junto ao Ministério Público para apurar a contabilidade das doações do banco.

Santa Catarina

Jorge Bornhausen também protestou contra o corte de R$ 60 milhões aprovados na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que seriam destinados à duplicação da BR-101, no trecho sul, que abrange Santa Catarina. O senador ressaltou a importância da estrada para a economia do país, lembrando que recursos da mesma ordem foram liberados na votação da LDO para efetuar a quitação do pagamento do novo avião presidencial.



02/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro pede que Congresso evite suspender exame do Orçamento por conta da crise

PLENÁRIO VOTA ACESSO A FUNDO PARTIDÁRIO

Fundo partidário paga festa de Serra

MUDANÇA NA LEI DOS PARTIDOS ATINGE COTAS DO FUNDO PARTIDÁRIO

Senado aprova nova distribuição de verbas do Fundo Partidário

Projeto de lei que altera distribuição do fundo partidário chega ao Senado