Bornhausen cobra propostas do Executivo sobre as reformas



O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC) cobrou do governo Luiz Inácio Lula da Silva o encaminhamento ao Congresso dos projetos das reformas anunciadas em 29 de outubro do ano passado. Ele lembrou que, passados três meses e meio da vitória do atual presidente, ainda não foram apresentadas propostas concretas de modificações na Previdência, no setor tributário ou na legislação eleitoral.

- Se assim não está ocorrendo é porque ou o governo não tem projetos ou, o mais provável, pretende fugir às responsabilidades, escondendo-se atrás de um conselho (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social criado por Lula para assessorá-lo na elaboração das propostas das reformas) que ele mesmo escolheu para depois dizer que as maldades necessárias nasceram das idéias dos ilustres conselheiros e não do governo e seu partido - afirmou Bornhausen.

O senador por Santa Catarina disse que o PFL considera estranha a ausência de uma discussão maior, por parte do governo federal, sobre a reforma política, que já teve alguns projetos aprovados no Senado, entre eles o de fidelidade partidária, que está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados. O senador afirmou que o seu partido quer que seja dada prioridade à reforma política.

Mesmo reconhecendo que Lula ainda está no início de sua gestão, Bornhausen criticou algumas iniciativas tomadas pelo governo petista, como a criação de ministérios e secretarias que, segundo o senador, teriam como objetivo atender -companheiros derrotados- nas urnas, sem importar suas qualificações e habilitações.

Jorge Bornhausen disse ainda que o PT no governo vem tomando medidas que eram criticadas quando o partido estava na oposição, como por exemplo o aumento na taxa de juros. Ele lembrou que quando a equipe econômica de Fernando Henrique Cardoso aumentava os juros, os petistas denunciavam que a medida servia unicamente para aumentar o lucro dos bancos.



18/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena cobra debate sobre "real sentido" das reformas

Bernardo cobra do Executivo estudos técnicos sobre valores do piso regional

Gleisi Hoffmann defenderá as reformas propostas por Dilma

Lula entrega pessoalmente ao Congresso propostas das reformas tributária e previdenciária

Como o Executivo se apropria das propostas do Legislativo

Executivo encaminha propostas de contratações para o Estado