Bornhausen propõe que bancada de SC abra mão de emendas para socorrer vítimas do ciclone
O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) propôs nesta segunda-feira (29) que o governo baixe uma medida provisória liberando recursos emergenciais para os atingidos pelo ciclone que varreu parte do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no fim de semana. Ele sugeriu que as verbas sejam retiradas das emendas que os parlamentares daqueles estados apresentaram ao orçamento.
Para o senador catarinense, a gravidade da situação exige uma ação pronta do governo no sentido de que a população tenha suas casas reconstruídas e possa readquirir móveis e eletrodomésticos. Aos proprietários rurais deveria ser liberado o Proagro (seguro agrícola), de modo que as perdas com o ciclone pudessem ser reparadas.
Outra forma de amenizar as conseqüências da tragédia seria liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O parlamentar observou que, além de desabrigar muita gente, o ciclone matou e deixou desaparecidos.
- Neste momento precisamos de solidariedade e paz. Rezo pelos mortos e para que os desaparecidos retornem a suas famílias - disse o senador.
Ele recordou de duas grandes enchentes em Santa Catarina: uma, em 1974, quando ele governava o estado, destruiu a cidade de Tubarão; a outra, arrasou o Vale do Itajaí.
29/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jereissati propõe que Senadores só apresentem emendas de bancada ao Orçamento
Espírito Santo recebe mais R$ 6,6 milhões para socorrer vítimas
Arthur Virgílio pede SOS Amazonas para socorrer vítimas de enchentes
Garibaldi defende mais verbas para socorrer vítimas das enchentes no Nordeste
SUASSUNA PEDE URGÊNCIA NAS AÇÕES DO GOVERNO PARA SOCORRER VÍTIMAS DA SECA
Aprovada MP que abriu crédito extraordinário para socorrer vítimas de inundações e consertar rodovias