Botelho diz que demarcação em terra contínua beneficia países ricos



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que a demarcação contínua da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, atende aos interesses dos países ricos do planeta, que se fazem representar no Brasil por organizações não-governamentais (ONGs). Ele opinou que mais do que preservar o índio, sua cultura e tradição, o interesse está no rico subsolo que a área possui.

- Acredito não só que o interesse é pelo subsolo, como acredito que as ONGs estão querendo, também, nossa biodiversidade. Aliás, o tema biopirataria está na ordem do dia, e seria estultice minha acreditar que as ONGs não estão se aproveitando das reservas indígenas para praticar esse odioso crime. Estão, inclusive, se aproveitando, ou melhor, se locupletando, às custas dos conhecimentos tradicionais de nossos índios - afirmou Augusto Botelho.

Na avaliação do senador por Roraima, a maioria dos índios e dos não-índios ocupantes da Raposa/Serra do Sol defende a demarcação da reserva em área descontínua. Ele alertou que a demarcação de forma contínua significará o desaparecimento de dois municípios do estado: Normandia e Uiramutã. Além disso, acrescentou, representará a expulsão de produtores de arroz, milho e feijão.

Augusto Botelho também lembrou que se a demarcação for feita como pretende o Ministério da Justiça, cinco tribos indígenas estarão unidas em uma mesma área geográfica, o que poderá provocar, no futuro, um choque de etnias.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) informou que, nesta terça-feira (27), a comissão que está analisando a questão da demarcação de terras indígenas no Brasil votará o relatório parcial sobre a reserva Raposa/erra do Sol.

Já o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou que recebeu em seu gabinete o presidente e um delegado do Sindicato dos Garimpeiros de Rondônia e um dos sobreviventes da chacina que vitimou 29 garimpeiros na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. Ele pediu ao presidente da República que, ao regulamentar a exploração de minérios em terras indígenas, não esqueça de garantir aos garimpeiros o direito de exercerem sua profissão.



26/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho critica demarcação contínua de terras indígenas

Augusto Botelho critica demarcação de área indígena de forma contínua

Mozarildo classifica de excludente demarcação contínua de terra indígena

Demarcação contínua da Raposa-Serra do Sol não atende aos interesses da população, diz Augusto Botelho

Turismo nos países emergentes deve superar o dos países ricos, aponta OMT

"Projeto do São Francisco beneficia os ricos", afirma dom Cappio