Mozarildo classifica de excludente demarcação contínua de terra indígena



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) classificou nesta sexta-feira (5) de "excludente" a demarcação, em terras contínuas, da reserva indígena Raposa Serra do Sol, localizada no extremo norte do estado de Roraima, na divisa com a Guiana. Essa demarcaçãofoi questionada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), em petição que está sob julgamento.

Para o senador, a reserva vai beneficiar apenas uma pequena parcela de índios que, observou, são ligados ao Conselho Indígena de Roraima, "uma organização não-governamental corrupta", deixando de fora a grande maioria da população que reside no local há anos, incluindo os seus ascendentes, entre eles índios, filhos de mestiços, população ribeirinha e arrozeiros.

- A área onde está localizada a reserva é de vital importância para a defesa nacional e a própria soberania do país - alertou Mozarildo Cavalcanti.

O senador por Roraima pediu aos ministros do STF que meditem sobre a questão. O relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, já votou a favor da demarcação continua dos limites da reserva. Um pedido de vista adiou a votação da matéria, que deverá entrar na pauta do STF até o final do ano.

Ao fazer uma cronologia da fixação da reserva - criada por meio de portaria, em 11 de dezembro de 1988 -, Mozarildo Cavalcanti notou que, ao longo dos anos, foram interpostas várias ações, muitas das quais aceitas na forma de liminar, suspendendo os efeitos da portaria que criou a reserva.

No mesmo pronunciamento, o senador enalteceu o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro.



05/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGU garante no STF legalidade do procedimento de demarcação de terra indígena no MS

CDH debaterá demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho critica demarcação de área indígena de forma contínua

TRF autoriza continuidade de demarcação de terra indígena em Mato Grosso do Sul

Botelho diz que demarcação em terra contínua beneficia países ricos

João Pedro espera que STF decida pela demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol