Brigadeiro diz que não acusou diretora da Anac de fazer 'lobby'
Ao participar de acareação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), voltou atrás nas acusações contra a diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, publicadas pelo jornal O Globo no inicio de agosto.
Na entrevista ao jornal, José Carlos Pereira afirmou que Denise Abreu teria feito lobby para beneficiar um amigo empresário que administra o Aeroporto de Ribeirão Preto. Segundo ele, a diretora da Anac teria tentado transferir o setor de cargas dos Aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas, para o Aeroporto de Ribeirão Preto, numa operação que envolveria cerca de R$ 400 milhões por ano.
Durante a reunião da CPI desta quinta-feira (16), atendendo a pedido de esclarecimento formulado pela própria Denise Abreu, o brigadeiro negou ter afirmado que ela tenha feito lobby em benefício do empresário.
- A repórter [do jornal O Globo] perguntou quem é que estava fazendo isso? Eu disse: a última pessoa de quem ouvi isso foi a doutora Denise Abreu. Nunca falei em lobby, e digo mais uma vez que gostaria de ver a gravação - esclareceu.
Em entrevista à imprensa, após o término da acareação, o relator da comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO) lamentou o fato de o ex-presidente da Infraero ter voltado atrás em suas acusações.
- O brigadeiro amarelou. Foi algoterrível - disse.
Demóstenes disse ainda que a retratação do brigadeiro não vai impedir o curso normal das investigações da CPI. De acordo com ele, o colegiado deverá, inclusive, solicitar ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) cópia da licitação para a privatização do Aeroporto de Ribeirão Preto a fim deanalisar se houve favorecimento e pedir ainda a colaboração do Ministério Público.
16/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brigadeiro diz que segurança deve ser dogma na Anac
Diretora da Anac lembrou que Senado aprovou sua indicação
CPI fica impedida de usar dados sigilosos de ex-diretora da Anac
Diretora da Anac defende parceria com setor privado para construção de aeroportos
Aberta audiência em que será ouvida ex-diretora da Anac sobre venda da Varig
Diretora da Anac nega ter se posicionado contra decisão do Conac de desafogar Congonhas