CABRAL QUER AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE REFORMA DO JUDICIÁRIO
Pelo requerimento, aprovado por unanimidade, serão convidados os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Velloso; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Paulo Costa Leite; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Almir Pazzianotto; do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Sérgio Xavier Ferolla; e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reginaldo Oscar de Castro.
O senador afirmou que, apesar das demandas da sociedade por pressa na reforma do Judiciário, o assunto não pode ser tratado de forma simplesmente conjuntural. Bernardo Cabral lembrou que a reforma envolve temas polêmicos como o efeito vinculante, a rapidez do processo judicial, a quarentena para ministros de tribunais e a criação do Conselho Superior de Justiça. O presidente da CCJ, senador José Agripino (PFL-RN), acrescentou que a população já exige, nas ruas, a reforma do Judiciário.
Bernardo Cabral incorporou a seu requerimento sugestão do senador Jefferson Peres (PDT-AM) para que seja convidado também o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro. Também foi acrescentada a proposta do senador Edison Lobão (PFL-MA), que sugere a vinda de presidentes das associações estaduais e Federal de Magistrados.
Ao pedido do senador José Fogaça (PMDB-RS), para que fosse incluído um representante das justiças estaduais, Cabral afirmou que o presidente do Colégio dos Tribunais de Justiça, desembargador José Fernandes, levaria à comissão as sugestões apresentadas no encontro que se realizará brevemente em Belém.
04/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ promove audiências públicas no reexame da reforma do Judiciário
Cabral quer concluir até dia 30 reforma do Judiciário na Comissão de Justiça
Cabral apresenta relatório sobre a reforma do Judiciário na CCJ
Cabral apresenta relatório sobre a reforma do Judiciário na CCJ
Edison Vidigal abre audiências sobre reforma do Judiciário na CCJ
Parecer de Cabral sobre a reforma do Judiciário foi o destaque das comissões