CAE APROVA NORMAS PARA CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou hoje (dia 27) parecer favorável a projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP) que estabelece diretrizes para o exercício do poder concedente e para o inter-relacionamento entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios em matéria de serviços públicos de saneamento.

A matéria foi relatada pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que acolheu uma emenda do próprio autor, e agora será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para deliberação em caráter terminativo.

Conforme a justificação de José Serra, também presidente da comissão, o projeto oferece instrumentos adequados para que as ações de saneamento das diversas esferas de governo possam ser exercidas de forma eficiente, permitindo que a execução de tais serviços se torne atrativa para a iniciativa privada, mediante regras estáveis e transparentes para as concessões na área de saneamento.

De acordo com o projeto, nenhuma concessão de serviços públicos de saneamento será outorgada sem lei anterior que a autorize e estabeleça as suas especificações. Caberá à União formular a Política Nacional de Saneamento como instrumento de orientação das suas ações no setor, e estabelecer critérios para aplicação, em serviços públicos de saneamento, dos recursos públicos por ela administrados. A União também deverá assumir a titularidade supletiva da prestação de serviços públicos de saneamento pelo prazo máximo de dois anos.

A proposição atribui ao município o exercício do poder concedente no setor quando envolver a realização de serviços de interesse local; e ao Distrito Federal, quando objetivar a execução de obras de saneamento de serviços em sua área geográfica.

O poder concedente, conforme a projeto, é atribuído aos estados, entre outras hipóteses, quando se tratar de sistemas integrados de saneamento, tais como abastecimento de água, em suas fases de captação, adução e tratamento, que atendam às redes locais de distribuição de dois ou mais municípios.

Na mesma reunião, a CAE acolheu parecer favorável a solicitação do governo de São Paulo para que seja autorizado a emitir letras financeiras do estado, destinadas ao giro da dívida mobiliária vencível em dezembro de 1997. A matéria, relatada pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES), será submetida ainda ao plenário do Senado.

A comissão também aprovou parecer favorável a pedido do governo da Paraíba para elevação temporária do limite da dívida consolidada, para permitir a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Nordeste do Brasil, no valor de R$ 23 milhões, a serem aplicados na execução de projetos de infra-estrutura e desenvolvimento institucional naquele estado. A matéria tem como relator o senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) e será enviada à deliberção do plenário.



27/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Hartung estabelece normas para concessão de serviços de saneamento

SENADO VOTA TERÇA-FEIRA DIRETRIZES PARA CONCESSÃO DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO

Aprovadas novas regras para extinção do contrato de concessão de serviços públicos

OSMAR DIAS QUER MUDAR REGRAS PARA CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

HARTUNG FALA À TV SENADO SOBRE CONCESSÃO DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO

CCJ aprova projeto com novas normas para concessão de Rádio e TV