CAE APROVA NORMATIZAÇÃO DE ACESSO A INFORMAÇÕES DO SIAFI
A CAE acatou, na íntegra, o parecer do relator, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), que adotou o substitutivo aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), acrescido de seis subemendas. Para Saturnino, a normatização do acesso às informações do SIAFI e de demais bancos de dados governamentais irá garantir um maior controle social sobre essas informações e, assim, uma melhoria no gerenciamento dos recursos públicos.
Pelo texto do substitutivo aprovado, fica assegurado a todo cidadão o acesso a dados que lhe permitam analisar a natureza, o procedimento administrativo e os fins dos atos de gestão financeira, orçamentária e patrimonial da União, dos estados, municípios e do Distrito Federal. Caberá às unidades de controle interno dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário instalarem, no prazo de até 180 dias após a vigência da lei, terminais informatizados para acesso público.
Também ficou vedada, nos termos do projeto original, a cobrança de taxas ou emolumentos por essa consulta. Convicto de que a implementação do SIAFI, em 1987, significou "uma contribuição fundamental para a modernização e transparência da máquina administrativa", o senador José Eduardo Dutra acredita que a incorporação de novos usuários ao sistema terá o mérito de ampliar os mecanismos de controle social e democratizar a acessibilidade a dados governamentais.
30/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACESSO AO SIAFI SERÁ REEXAMINADO PELA CAE
APROVADO PROJETO QUE GARANTE ACESSO DO CIDADÃO AO SIAFI
PROJETO QUE ASSEGURA ACESSO AO SIAFI TEM VOTAÇÃO ADIADA
PROJETO QUE GARANTE ACESSO DO CIDADÃO AO SIAFI SERÁ VOTADO NA CÂMARA
CCT aprova acesso gratuito do consumidor a informações a seu respeito
CCJ APROVA ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE GESTÃO PÚBLICA