PROJETO QUE ASSEGURA ACESSO AO SIAFI TEM VOTAÇÃO ADIADA
A matéria vai agora ao exame da Comissão de Assuntos Econômicos, e Dutra apelou para que isso não seja apenas uma manobra protelatória das lideranças do governo. Ao defender o adiamento, Hugo Napoleão alegou a rigorosa necessidade de fazer-se um reexame da matéria, visto ser amplo o espectro das bases de dados a serem colocadas à disposição do público.
Ele lembrou que os governos estaduais e municipais precisarão de tempo para adequar-se tecnologicamente a fim de disponibilizar esses dados. Também observou que hoje a capacidade de acesso a essas informações é bem limitada para comportar a demanda que será gerada com a aprovação desse projeto de lei. "Não nego que o público deve participar das atividades públicas, mas esse sistema precisa entrar em ação de uma forma gradual e planejada", argumentou.
"Faço um apelo para que esse reexame na CAE não se transforme numa simples manobra protelatória", pediu o senador Eduardo Dutra, ao manifestar-se sobre o requerimento. Ele disse ter apresentado esse projeto em 1997 e, como a matéria não foi votada na legislatura passada, o reapresentou este ano. Lembrou que o projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça, e afirmou que, se a idéia predominante é a adoção paulatina dessa disponibilidade de dados da administração financeira para o cidadão, tende a concordar.
Em sua opinião, o mais importante é que o projeto visa a garantir a fiscalização do contribuinte sobre os recursos que o poder pública arrecada. "É necessário que a população tenha acesso à forma como os recursos são gastos", afirmou Dutra. Ele reconheceu que a criação do Siafi foi um avanço, mas sustentou que o acesso público a esses dados deve ser expandido. "Vou votar a favor do requerimento, mas apelo para que não seja uma manobra protelatória", pediu ele.
22/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
APROVADO PROJETO QUE GARANTE ACESSO DO CIDADÃO AO SIAFI
PROJETO QUE GARANTE ACESSO DO CIDADÃO AO SIAFI SERÁ VOTADO NA CÂMARA
PROJETO DE IGNÁCIO ASSEGURA ACESSO A DOCUMENTOS PÚBLICOS
CCJ APROVA PROJETO QUE ASSEGURA ACESSO DA MULHER AO MERCADO DE TRABALHO
CAE APROVA NORMATIZAÇÃO DE ACESSO A INFORMAÇÕES DO SIAFI
ACESSO AO SIAFI SERÁ REEXAMINADO PELA CAE