CAE aprova primeira indenização por trabalho escravo



Os integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram nesta terça-feira (17) parecer favorável a projeto de lei da Câmara dos Deputados que concede a primeira indenização por trabalho escravo no país. Encaminhado no dia 10 de março pelo governo e tramitando em regime de urgência no Congresso Nacional, o projeto será agora submetido ao Plenário do Senado.

A proposta foi aprovada na última quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que acatou integralmente o texto proveniente da Câmara. No entanto, no seu parecer, lido pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) suprimiu a pedido do governo emenda que garantia a aplicação do benefício a casos análogos, desde que com prévia instauração de processo ou procedimento adequado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e a correspondente autorização legislativa.

O projeto de lei da Câmara trata de caso específico, permitindo que a União indenize José Pereira Ferreira, no valor de R$ 52 mil, por ter sido submetido a trabalho escravo aos 17 anos de idade, em condições desumanas e sem remuneração, na fazenda Espírito Santo, no sul do Pará. José Pereira sofreu lesões permanentes em seu olho direito quando tentou escapar e foi alvejado por funcionários da fazenda, como relata o secretário especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, em sua exposição de motivos.

O relator mostrou em seu parecer que não há impedimento de ordem orçamentária, porque a Secretaria Especial dos Direitos Humanos destinou R$ 80 mil para o atendimento emergencial a pessoas submetidas a violações de direitos humanos. O projeto de lei prevê que a União será ressarcida dessa indenização concedida a José Pereira por intermédio de ações ou procedimentos administrativos ou judiciais cabíveis.




17/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Primeira indenização por trabalho escravo será votada na CAE

Senado aprova indenização por trabalho escravo

CDH aprova projeto que auxilia no combate ao trabalho escravo

CAS aprova projeto que proíbe contratação por licitação de envolvidos com trabalho escravo

CAS aprova projeto que impede concessão de crédito a quem utilizar trabalho escravo

Comissão que apura trabalho escravo na Pagrisa aprova requerimentos para audiências