CAS aprova projeto que impede concessão de crédito a quem utilizar trabalho escravo



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou projeto de lei que proíbe a concessão de crédito rural aos produtores e suas cooperativas que tenham sido autuados pela Secretaria de Inspeção do Trabalho nas operações de fiscalização para erradicação do trabalho escravo.

A proposta (PLS 540/2011) é do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) e foi relatada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que apresentou emenda ao texto, para impedir a concessão de crédito às cooperativas urbanas e empresas industriais condenadas por utilizarem trabalho semelhante ao escravo em suas instituições.

Ana Amélia defende o combate a todo tipo degradante de trabalho, como forma de preservar a dignidade humana como elemento estruturador de ordem jurídica.

Agora a matéria será examinada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em decisão terminativa, podendo seguir para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para exame pelo Plenário do Senado, após a aprovação.

A CAS, presidida pelo senador Jayme Campos (DEM-MT), analisa pauta com 15 itens. A reunião acontece na sala 9 da ala Alexandre Costa.

Mais informações a seguir



30/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que proíbe concessão de crédito a quem utilizar trabalho escravo

Aprovado projeto que aumenta pena para quem explora trabalho escravo

CCJ deve votar projeto de Jereissati que aumenta pena para quem explorar trabalho escravo

CDH aprova projeto que auxilia no combate ao trabalho escravo

CCJ aprova pena maior para quem utilizar menores em ações criminosas

CAS aprova projeto que proíbe contratação por licitação de envolvidos com trabalho escravo