CAE APROVA PROJETO QUE BENEFICIA A AGROINDÚSTRIA
Durante a discussão da matéria, muitos senadores manifestaram-se contra o projeto, criticando o que chamaram de "engessamento" dos recursos do banco para um setor. Todos os que votaram contra a matéria - José Fogaça (PMDB-RS), Bello Parga (PFL-MA), Paulo Souto (PFL-BA), Romeu Tuma (PFL-SP), Geraldo Althoff (PFL-SC) e Siqueira Campos (PFL-TO) - criticaram o "engessamento". Outros senadores, como Jefferson Péres (PSDB-AM), Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Roberto Saturnino (PSB-RJ) votaram favoravelmente à matéria, embora achando que a medida não terá resultados práticos e não funcionará como lei.
Para os senadores que defenderam o projeto, como Pedro Piva (PSDB-SP), Ernandes Amorim (PPB-RO), Agnelo Álves (PMDB-RN), Ramez Tebet (PMDB-MS) e o relator, o estabelecimento de um limite mínimo de aplicação dos recursos do BNDES na agroindústria é uma forma de obrigar o banco a ajudar o setor. Ernandes Amorim e Agnelo Álves criticaram as prioridades do banco para aplicação de recursos nos estados do centro-sul, enquanto os demais senadores questionaram os empréstimos feitos pelo BNDES para ajudar multinacionais que compram empresas estatais.
De acordo com Gilberto Mestrinho, tem havido, nos últimos anos, uma redução expressiva do apoio do BNDES à agroindústria. Em 1994, informou, a participação da agroindústria no orçamento do banco alcançou 29% do total. Em 1998, acrescentou, esse percentual foi reduzido para 13%.
De acordo com o projeto, as áreas favorecidas com os financiamentos do BNDES no setor de agroindústria devem ser as de agropecuária e de alimentos.
30/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE APROVA PROJETO QUE BENEFICIA A AGROINDÚSTRIA
CAE APROVA PROJETO QUE BENEFICIA O DF
CCJ aprova projeto que beneficia associações
CAS aprova projeto que beneficia despachantes
CAS APROVA PROJETO QUE BENEFICIA TRABALHADOR
CAS APROVA PROJETO QUE BENEFICIA MENOR