CAE APROVA PROJETO QUE OBRIGA IGUAL DESTAQUE, EM PUBLICIDADE, DE OPÇÕES DE COMPRA À VISTA E A PRAZO



A Comissão de AssuntosEconômicos (CAE) aprovou, em caráter terminativo, projeto de lei do senador LúcioAlcântara (PSDB-CE) que obriga as peças publicitárias a darem igual destaque a todos oscomponentes de preço, seja a venda realizada à vista ou a prazo. O parecer do relator,senador José Alencar (PMDB-MG), foi aprovado por unanimidade e somente será votado emplenário se houver apresentação de recurso para tal.
O projeto altera a lei 6.463/77, que determina que sejam informados o preço de venda àvista do produto e o valor e o número de prestações mensais. A matéria aprovada nestaterça-feira (dia 16) na CAE determina que "na respectiva publicidade escrita efalada será obrigatória a declaração, com igual destaque, do preço de venda à vistada mercadoria, do número e do valor das prestações, da taxa de juros mensal e dosdemais encargos financeiros a serem pagos pelo comprador, incidentes sobre as vendas àprestação".
O projeto de lei aprovado também quer modificar o Código de Proteção e Defesa doConsumidor (lei 8.078/90). A ele acrescenta determinação estipulando que, "quando aoferta ou a apresentação se referirem a fornecimento com pagamento parecelado, tambémserão informados, com igual destaque, o preço de venda à vista da mercadoria, o númeroe o valor das prestações, a taxa de juros mensal e os demais encargos financeiros aserem pagos pelo comprador, incidentes sobre as vendas a prestação".
Em seu voto, Alencar afirma ser "prática comum" a preponderância visual, napublicidade impressa, do valor das prestações, em detrimento das informações acerca doefetivo desembolso após a totalidade do pagamento parcelado. Para ele, essa prática visa"dissimular informações essenciais ao discernimento do comprador".
Para o relator, a proposição de Alcântara "se reveste da mais alta relevância doponto de vista do indivíduo e da economia popular". A iniciativa, para ele, favorecea criação de "uma verdadeira consciência de cidadania ao viabilizar, inclusive, aidentificação da prática da cobrança de juros e encargos extorsivos, contrários aointeresse do país e da socieadade".
GOVERNADORES Ao término da reunião desta semana, o presidente da CAE, senador NeySuassuna (PMDB-PB), avisou que na tarde da próxima terça-feira a comissão recebe osgovernadores da Região Sul. Eles irão falar sobre a situação financeira de seusestados, como já fizeram os governadores das regiões Norte e Nordeste.

16/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


VAI PARA A CÂMARA PROJETO QUE REGULA PROPAGANDA DE VENDAS À VISTA E A PRAZO

Pronto para votação projeto que obriga fornecedor a informar sobre direito de arrependimento em compra a distância

CCJ aprova projeto que limita gastos com publicidade oficial

CAS aprova projeto que regula publicidade de profissionais de saúde

Projeto aumenta prazo para consumidor desistir de compra

CMA aprova projeto que determina publicidade dos valores revertidos ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos