CAE aprova projeto que regulamenta destinação de recursos para saúde



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei complementar que regulamenta a Emenda Constitucional nº 29,a qual definiu, no ano de 2000, os percentuais mínimos a serem aplicados pela União, pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal em ações e serviços públicos de saúde. O autor da proposta, senador Tião Viana (PT-AC), afirmou antes da votação que "essa matéria representa o PAC da Saúde".

A votação, no entanto, foi antecedida de uma discussão sobre o montante de recursos a serem liberados pela União. O texto defendido por Tião Viana e pela relatora na CAE, senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), previa que a União teria de destinar para a saúde, a cada ano, no mínimo 10% de suas receitas correntes brutas. A senadora declarou que, dessa forma, "o aporte adicional de recursos, de imediato, seria da ordem de R$ 20 bilhões".

Mas os senadores Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Kátia Abreu (DEM-TO) defenderam a aprovação da emenda apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que propõe a manutenção da atual forma de cálculo dos percentuais mínimos a serem aplicados pela União - ou seja, a soma do montante empenhado no ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Francisco Dornelles, isso levaria a um aporte adicional, em 2008, de aproximadamente R$ 3,5 bilhões. A emenda, apesar de ter sido rejeitada no voto da relatora Patrícia Saboya, acabou sendo aprovada em votação em separado.

Ao defender a alteração proposta por Dornelles, Kátia Abreu disse estar preocupada com a expansão da carga tributária e "o aumento indiscriminado com as receitas em qualquer área, apesar de a saúde ser uma das mais importantes".

Esse projeto de lei complementar (PLS 121/07) continuará sendo apreciado no Senado - já havia sido aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, agora, será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).



02/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova projeto que regulamenta destinação de recursos para saúde

Aprovado projeto que regulamenta destinação da CIDE

CAS APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA PLANOS DE SAÚDE

Senadores aprovam projeto de Tião Viana que regulamenta aplicação dos recursos da saúde

CAS discorda da destinação dos recursos para saúde previstas na proposta orçamentária

VALADARES DEFENDE DESTINAÇÃO DE RECURSOS DA UNIÃO E DOS ESTADOS PARA A SAÚDE