Fusão Pão de Açúcar-Carrefour é desnecessária e inconveniente, avalia José Agripino
Em discurso nesta terça-feira (5), o líder do DEM no Senado Federal, senador José Agripino (RN), classificou de "desnecessária e inconveniente" a fusão entre os hipermercados Pão de Açúcar e Carrefour no território brasileiro. Para ele, a fusão vai gerar redução de postos de trabalho, entre outros problemas, como a diminuição da concorrência no setor.
Agripino também voltou a criticar uma possível participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta transação, pois recursos públicos com juros abaixo dos de mercado seriam usados para subsidiar o negócio.
Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também considerou desnecessária uma possível fusão entre os hipermercados.
Política econômica
Agripino comentou ainda o balanço da economia brasileira apresentado pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na parte da manhã. O senador elogiou Tombini pelo conteúdo de sua exposição, que abrangeu as políticas cambial, fiscal e monetária do Brasil.
Entretanto, o senador afirmou que a dívida pública interna do Brasil cresceu demasiadamente nos últimos anos e acabou por se configurar como um dos maiores problemas do país. Para ele, uma das formas de enfrentar essa questão é o governo federal aprender que o gasto público precisa "ser mais racional".
05/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CMA vai discutir fusão do Pão de Açúcar ao Carrefour
Aloysio Nunes informa que CMA vai debater fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar
Dinheiro público para fusão Carrefour-Pão de Açúcar preocupa senadores
Presidente do BNDES deve explicar ao Senado investimentos e fusão Pão de Açúcar-Carrefour
CAE avaliará convocação do BNDES e Abílio Diniz para esclarecer fusão Carrefour-Pão de açúcar
Agricultura: IEA avalia massa salarial e mão-de-obra na colheita de café, citros e cana-de-açúcar