CAE decidirá sobre aplicação dos Fundos Constitucionais



Encontra-se na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o parecer do senador Wellington Roberto (PTB-PB), que apresenta substitutivo aos projetos de lei do ex-senador Luiz Estevão (DF) e do senador Bello Parga (PFL-MA), que ampliam a abrangência da destinação dos recursos do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) e estende a mesma modificação aos Fundos Constitucionais do Norte e do Nordeste. O substitutivo prevê o direcionamento dos recursos para -setores que oferecem efetivas oportunidades de aplicação-.

Segundo o substitutivo de Wellington Roberto, a aplicação dos recursos do FCO poderá ser ampliada para os setores de serviços e do comércio, excluídos da atual legislação que indica apenas o financiamento a setores produtivos, em consonância com os respectivos planos regionais de desenvolvimento.

-Os dados relativos a 1998 evidenciam a existência de obstáculos às aplicações do FCO no Distrito Federal, visto que do montante disponível para o DF foram comprometidos somente 4,5%, o que corresponde a apenas 1,4% do total aplicado na região-, explica o senador.

Wellington Roberto também propõe a mesma medida para os Fundos Constitucionais do Norte e do Nordeste, uma vez que a orientação para os setores de comércio e de serviços é igualmente encontrada em outros estados dessas regiões. Ele ainda aponta dado do IBGE relativo a 1999 para justificar a maior abrangência do substitutivo: -O setor de serviços, incluído o comércio, representa atualmente 54% do PIB brasileiro-.



11/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE rejeita mudança na aplicação dos fundos constitucionais

COMISSÃO DEVERÁ INVESTIGAR APLICAÇÃO DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS

Proposta restringe aplicação dos recursos dos Fundos Constitucionais do Norte, Nordeste e Centro Oeste

PARLAMENTARES DEBATEM MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

PARLAMENTARES NEGOCIAM AVANÇOS NA MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATERÁ MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS