PARLAMENTARES DEBATEM MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS



omissão mista destinada a examinar a medida provisória que altera a legislaçãosobre os fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste reúnem-se nestaquarta-feira (dia 15), às 9h30, para dar continuidade aos debates sobre o assunto. Orelator da matéria, deputado Francisco Garcia (PFL-AM), sustenta que a grande vantagem daMP é determinar taxas de juros fixas para os empréstimos aos fundos, variando de 9% a16%, de acordo com o tamanho da propriedade rural ou industrial tomadora.
A MP foi reeditada nesta segunda-feira (dia 13) pelo Executivo, e a comissão, que jápromoveu vários debates e audiências públicas com autoridades, prosseguirá na análiseda matéria, tendo como presidente o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) e como vice-presidenteo senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). O prazo para a tramitação da matéria no Congressoencerra no dia 11 de abril, e o parecer sobre o mérito deverá ser concluído até o dia27 deste mês.
Os fundos constitucionais foram criados pela Constituição de 1988, com objetivo definanciar os setores produtivos das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A União éobrigada a repassar 3% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobreProdutos Industrializados (IPI) para esses programas.
De acordo com dados fornecidos pelo BNDES, foram repassados, no ano passado, R$ 286milhões para o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o mesmo valor parao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). O Fundo Constitucional deFinanciamento do Nordeste (FNE) recebeu, no mesmo período, R$ 853 milhões.

14/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARLAMENTARES NEGOCIAM AVANÇOS NA MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

PARLAMENTARES DISCUTEM MINUTA FINAL PARA MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

CAE decidirá sobre aplicação dos Fundos Constitucionais

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATERÁ MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

TEBET FALA À TV SENADO SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS

CAE vota maior controle sobre fundos constitucionais