CAE examina proposta de anistia para dívidas de agricultores do Nordeste
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar, em decisão terminativa, na próxima terça-feira (4), às 10h, projeto de lei que autoriza o perdão de dívidas de crédito rural de até R$ 35 mil (no valor original), contratadas na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) por agricultores familiares ou de mini, pequeno e médio portes, bem como por suas cooperativas ou associações.
A proposição (PLS 688/2011) veda a inclusão de multas, mora ou juros cobrados por inadimplência no limite original de R$ 35 mil e também determina a suspensão de execuções judiciárias relativas a operações que se enquadram no projeto.
Em relatório favorável a aprovação da matéria, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) chama a atenção para a grave estiagem que tem atingido a região do semiárido nordestino nos últimos meses e critica a ineficiência das medidas oficiais adotadas em relação ao crédito rural destinado à região.
“A situação é tão grave que a falta de água afeta as cidades e, em 80% delas o racionamento tornou-se a única saída para evitar o colapso total. No que tange á questão estrutural do crédito rural, temos assistido nos últimos anos o governo proceder quase que anualmente amplas renegociações de dívidas rurais, sem que isso tenha representado, no entanto, uma solução definitiva para o problema. Pelo contrário, as dívidas existentes se somaram a conta do cartório, pela necessidade de renovar as garantias reais das operações pactuadas”, argumenta Aloysio Nunes.
A matéria foi aprovada no fim do ano passado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Aposentados
O colegiado poderá votar, também em decisão terminativa, projeto (PLS 375/2008) que permite a dedução do Imposto de Renda dos gastos com medicamentos de aposentados e pensionistas, seja para uso próprio ou de dependentes
Para ser beneficiado, a renda mensal do aposentado ou pensionista tem de ser inferior a seis salários mínimos. Também se exigem receita médica e nota fiscal.
31/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eunício Oliveira defende anistia para dívidas de agricultores nordestinos
PLV aprovado anistia dívida de agricultores do Nordeste
Roberto Cavalcanti pede que BNB esclareça agricultores sobre anistia e desconto em dívidas
Agricultores do Nordeste reivindicam perdão de dívidas e fundo para perdas com seca
Renan vai negociar com equipe econômica solução para dívidas dos agricultores do Nordeste
Aprovada repactuação de dívidas de agricultores do Nordeste; projeto volta para a Câmara