CAE VOTA EMENDAS DE PLENÁRIO AO FUST



Entre os oito itens da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) desta terça-feira (dia 27) estão as emendas de Plenário ao projeto de lei que institui o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust). O parecer do relator, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), é favorável à proposta, que já foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), onde foi relator o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ).
Os outros sete itens foram encaminhados ao Congresso Nacional pelo governo federal. Os senadores votarão a autorização para contratação de empréstimo pelo Brasil junto ao Banco Mundial (Bird). De acordo com o parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Os US$ 505 milhões destinam-se a "manter o nível de despesas e investimento público na área social" e "contribuir para manutenção da estabilidade macroeconômica, de forma a restaurar a confiança no mercado de capitais nacional". O relator, senador Luiz Otávio (sem partido-PA), apresentou voto favorável.
Outra matéria em análise na CAE é o projeto de lei que obriga as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica a aplicar anualmente no mínimo 0,75% de sua receita operacional líquida em pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologia do setor elétrico, e no mínimo 0,25% em programas de eficiência energética no uso final. O relator da matéria, que ainda será examinada pela CI, é o senador Paulo Souto (PFL-BA).
Dois projetos também serão votados na CAE antes de seguirem para a CI. O primeiro destina recursos da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos para fins de geração de energia e pela exploração de recursos minerais para o setor de ciência e tecnologia, tendo como relator o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM).
O segundo estabelece que 10% das receitas do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) obtidas com contratos de cessão de direitos de uso de infra-estrutura rodoviária para fins de exploração de sistemas de comunicação e telecomunicações serão destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os recursos serão utilizados para financiamento de pesquisas nos setores de transportes terrestres e hidroviários.
Os senadores da CAE também devem analisar o projeto de lei que estende até o final de 2001 o prazo de transição estabelecido para o setor de petróleo entrar em regime de livre mercado, conforme a Lei do Petróleo, de 1997. Pelo projeto, o governo continuará fixando os reajustes nos preços dos derivados básicos de petróleo e gás natural. A matéria, relatada na CAE pelo senador Sérgio Machado (PSDB-CE), será ainda examinada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Outros dois outros projetos em exame na CAE seguirão para apreciação da Comissão de Educação (CE), caso sejam aprovados. O primeiro institui o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico no país. O projeto institui a uma contribuição de 10% sobre as transferências de royalties de patentes para o exterior.
O segundo cria o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Setor Espacial, financiado, entre outros itens, por um quarto as receitas da União provenientes de lançamentos, em caráter comercial, de satélites e foguetes de sondagem a partir de território brasileiro. As propostas são relatadas, respectivamente, pelos senadores Bello Parga (PFL-MA) e Pedro Piva (PSDB-SP).

26/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota emendas ao PLV nº 5/09

CCJ vota emendas de Plenário à PEC da Maioridade Penal

Plenário vota emendas que aumentam o salário mínimo

Walter Pinheiro vota pela rejeição das 15 emendas de plenário ao projeto do FPE

CCT vota norma para arrecadação do Fust

CCT vota projeto que altera regras de contribuição ao Fust