CAE vota mudança no Imposto de Renda



O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) apresentou parecer favorável ao projeto de lei do deputado Milton Temer (PT-RJ) que corrige erro técnico de tributação na fonte pelo Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). O relator explica, em sua análise, que a proposição corrige a injustiça da incidência errônea do imposto sobre parcelas isentas que, atrasadas, foram recebidas posteriormente de uma só vez. Assim, haveria perda patrimonial de trabalhadores, aposentados e assemelhados. A matéria está na pauta que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa na próxima terça-feira (5).

A CAE, presidida pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), deverá também analisar proposta do senador Moreira Mendes (PFL-RO) que cria o Fundo Nacional de Segurança Pública (Funseg). O parecer do relator, senador Gilvam Borges (PMDB-AP), pede a realização de uma audiência sobre o assunto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

Outro importante projeto na pauta da comissão proíbe a exigência de caução, pelos hospitais e clínicas, no ato da internação ou anteriormente à prestação de serviços aos usuários de planos e seguros privados de saúde. De autoria do senador Paulo Souto (PFL-BA), a proposta tem parecer favorável do relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), e tramita na CAE em caráter terminativo - ou seja, a comissão dá a palavra final sobre o assunto, a não ser que seja apresentado recurso para que a matéria seja votada em Plenário.

Entre os 12 projetos da pauta destaca-se ainda o que substitui a cota estadual do salário-educação por uma cota estadual e municipal, redistribuída na proporção do número de alunos matriculados no ensino fundamental de suas respectivas redes escolares. Seu autor, o senador Álvaro Dias (PDT-PR), reclama que apenas metade da cota estadual é repassada de acordo com o número de alunos matriculados nas escolas, sendo a outra metade usualmente aplicada apenas em escolas estaduais ou distribuídas para os municípios segundo critérios políticos.

O parecer do relator, senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ), é favorável à aprovação da proposta, mas o senador Romero Jucá (PSDB-RR) apresentou substitutivo ao projeto em voto em separado.



01/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota mudança no Imposto sobre Serviços

CAE vota alívio no Imposto de Renda

CCJ analisa mudança de regras para calcular Imposto de Renda sobre venda de imóveis

CONGRESSO VOTA MP QUE ALTERA IMPOSTO DE RENDA

CAE vota correção no Imposto de Renda de Pessoas Físicas

CAE vota crédito direcionado e alívio no Imposto de Renda