Camata comemora contrato entre Incaper e grupo holandês



O contrato internacional firmado entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o grupo holandês SBW International, para a multiplicação de plantas geneticamente melhoradas, desenvolvidas pelo Incaper nos últimos anos, foi comemorado nesta terça-feira (10) pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES). O parlamentar informou que esse é o primeiro contrato internacional do Incaper para a reprodução em laboratório de variedades como as bananas Japira e Vitória, o abacaxi Vitória e o café Conilon Vitória.

Gerson Camata disse que a primeira variedade a ser multiplicada será a do abacaxi resistente à fusariose, doença que é o principal problema da cultura no Brasil e causa 30% a 40%, em média, de perdas na produção. O senador observou que, além do ganho de no mínimo 30% na produtividade, a variedade de abacaxi criada pelo Incaper é resultado de dez anos de pesquisa. Informou ainda que esse não é um produto transgênico e que dispensa o uso de fungicidas.

- Com sede na Holanda e laboratórios na Europa, África e Brasil, o grupo holandês já tem demanda para a produção de quatrocentas mil mudas do abacaxi Vitória, que serão vendidas para países em vários continentes. As bananas geneticamente aperfeiçoadas também serão comercializadas mundialmente - acrescentou Gerson Camata.



10/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata homenageia cinqüentenário do Grupo Itapemirim

Projeto sobre consórcios preserva interesse do grupo que cumprir contrato

Camata coordena grupo que analisará altos custos dos serviços de telefonia no Brasil

Camata comemora boa situação financeira do ES

Gerson Camata comemora "fracasso" da marcha da maconha

CCJ aprova contrato integrado entre produtores e agroindústria