Tebet pede ao Cade que mude decisão e permita compra da Garoto pela Nestlé



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) , senador Ramez Tebet (PMDB-MS), apelou aos membros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que revejam a decisão que proibiu a venda da fábrica de chocolates Garoto à Nestlé, sem a necessidade de que o Senado tome providências.

- O governador do Espírito Santo e a bancada do estado irão nesta quinta-feira ao Cade e espero que seja encontrada uma solução para o caso, porque quem vai bem não pode ser prejudicado - disse Tebet.

O senador pediu desculpas pelo desabafo e, emocionado, disse que não estava fazendo nenhuma ameaça, mas alertou: "Os membros do Cade são aprovados pelo Senado, e portanto não podemos nesta Casa ficar alheios a uma decisão que prejudica todo um estado, toda uma população, que prejudica o trabalho de um governador sério e trabalhador como o do Espírito Santo, que prejudica uma empresa que vem dando certo", disse Tebet. O prefeito da cidade de Vila Velha (ES), Max Filho, pediu que o Senado aprove um projeto de resolução cancelando a decisão do Cade.

O senador Magno Malta (PL-ES) apoiou a idéia do projeto de resolução e acrescentou que deve ser incluída na proposta a obrigatoriedade de que toda decisão de tal porte seja também submetida ao Senado, porque afeta a economia dos estados envolvidos. Tebet disse que os conselheiros do Cade não apresentaram um argumento sequer que comprovasse danos ao mercado, basearam-se apenas em suposições.

- Essa decisão tem que ser revista sem mais delongas, os membros do Cade têm que ter humildade e mudar sua decisão, encontrar uma saída. Por que punir quem está indo bem, quem é competente? - perguntou. E acrescentou: "E se a Nestlé não encontrar um comprador para a Garoto em 180 dias? O que será da fábrica, dos empregos?"





11/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Motta pede apoio de senadores para reverter decisão do Cade,que impediu compra da Garoto pela Nestlé

Camata critica decisão do Cade de suspender compra da Garoto pela Nestlé

Senadores protestam contra decisão do Cade de vetar compra da Garoto pela Nestlé

Conselheiro do Cade diz que outros órgãos foram contrários à compra da Garoto pela Nestlé

Magno Malta critica o Cade por rejeitar proposta da Nestlé para a compra da Garoto

CAE vai debater compra da Garoto pela Nestlé