Camata propõe atribuir ao Congresso competência para avaliar agências reguladoras
Com o objetivo de atribuir ao Congresso Nacional a competência para avaliar a cada ano o desempenho das agências reguladoras e a atuação de seus dirigentes, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que tramita atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposição prevê que os dirigentes poderão ser destituídos por decisão da maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso - ou seja, da Câmara dos Deputados e do Senado.
A proposta (PEC 63/07) também estabelece que a avaliação a ser feita pelo Congresso Nacional será baseada em auditoria anual realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Para implementar todas essas mudanças, a matéria acrescenta um inciso ao artigo 49 da Constituição. Esse artigo indica quais são as competências exclusivas do Congresso Nacional.
Segundo a proposta de Gerson Camata, os dirigentes poderiam ser destituídos em casos "de grave descumprimento dos deveres funcionais ou das metas fixadas para a [respectiva] agência". Entre esses órgãos, que começaram a ser criados na década de 90, estão a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ainda não definiu o relator da matéria.
28/01/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Camata propõe auditoria anual do TCU em agências reguladoras
PEC dá ao Senado competência para indicar diretores das agências reguladoras
Tasso propõe constitucionalizar regras para as agências reguladoras
Congresso recebe prêmio da Associação de Agências Reguladoras
Paulo Hartung propõe maior controle social sobre agências reguladoras
Marco Legal das Agências Reguladoras - em tramitação no Congresso Nacional