Paulo Hartung propõe maior controle social sobre agências reguladoras



O desenrolar da crise do setor elétrico, que vem obrigando a população a enfrentar o racionamento de energia, motivou o senador Paulo Hartung (PPS-ES) a apresentar projeto garantindo maior participação da sociedade nas decisões das agências reguladoras. A proposta deverá ser apreciada, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A iniciativa de propor maior controle social sobre o desempenho dos dirigentes das agências foi anunciada por Hartung, meses atrás, em Plenário. A oportunidade foi suscitada pelo entendimento de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderia ter minorado os efeitos da crise energética. Ao analisar a atuação da Aneel no caso, o parlamentar apontou falhas na execução do papel que lhe foi delegado pelo Congresso Nacional, "que é o de zelar pelo interesse do cidadão".

Embora esse episódio tenha inspirado a elaboração do projeto, o senador capixaba defende o controle social sobre todas as agências reguladoras. Neste sentido, propõe mudanças na lei que dispõe sobre a gestão de recursos humanos dessas autarquias, especificamente no artigo relativo à exoneração de seus dirigentes.

A primeira inovação refere-se à possibilidade de os conselheiros e diretores perderem o mandato por voto de censura do Senado, aprovado por três quintos de seus membros. O requerimento de voto de censura, que deve estar fundamentado no argumento de "notória deficiência de desempenho", terá de ser proposto pela maioria absoluta dos senadores. Hartung justifica a exigência de quórum elevado para evitar constrangimentos à independência desses agentes.

Outra novidade diz respeito à obrigatoriedade de o Senado aprovar, por maioria absoluta, o ato de exoneração baseado em processo administrativo disciplinar. "Se cabe ao Senado aprovar a nomeação, caberá também a ele aprovar o ato exoneração por deficiência de desempenho", observa Hartung no projeto. As medidas propostas pelo senador, segundo explicou, pretendem evitar excessos de poder e gestão ineficiente.

13/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung quer maior controle social sobre agências reguladoras

CCJ analisa maior controle sobre agências reguladoras

Projeto de Hartung prevê perda de mandato de diretores de agências reguladoras

CCJ aprova controle externo das agências reguladoras

HARTUNG QUER MAIOR CONTROLE SOBRE RECURSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Senado examinará emenda de Jereissati que prevê controle externo das agências reguladoras