Câmeras auxiliam PM no combate à violência
Equipamentos reduziram em 15% o índice de ações criminosas nos locais onde foram instalados
Auxiliar os policiais militares no combate ao crime e nas ações que garantam a segurança da população. Esse é o objetivo do sistema de vigilância por câmeras, implantado pela Polícia Militar na cidade de São Paulo em junho de 2008. Dados da PM revelam que as 272 câmeras espalhadas pela cidade reduziram em 15% o índice de ações criminosas nos bairros onde estão instaladas.
De acordo com o porta-voz do comando de policiamento da capital, capitão Cleodato Moisés do Nascimento, até 2014 o número de câmeras deve aumentar. “Existe uma previsão de mil câmeras em funcionamento até o ano da Copa do Mundo para trazer mais segurança à população, pois daqui nós conseguimos enviar a viatura rapidamente para fazer a prevenção”.
Diariamente, cerca de 20 policiais militares monitoram de 10 a 15 câmeras no centro de operações da PM, tendo a tecnologia como aliada. Para se ter uma ideia, as câmeras, cuja capacidade de aproximação é de até 3Km, auxiliam na identificação de carros roubados e de usuários de drogas. “São os olhos da polícia militar na cidade de São Paulo por meio desses profissionais”, salienta o capitão.
As imagens ajudam na solução de casos investigados pela polícia civil. “Em 2010, por exemplo, um acidente gerou a morte de um motociclista e, graças ao vídeo monitoramento, foi possível identificar o responsável”.
As cidades de Campos de Jordão e Aparecida também são monitoradas por vídeo. Ao todo, existem 338 câmeras espalhadas por todo o Estado.
Do Portal do Governo do Estado
06/29/2012
Artigos Relacionados
Câmeras auxiliam PM no combate à violência
Aeronaves não tripuladas auxiliam Polícia Federal no combate ao crime
Aprovadas emendas à PEC que cria Fundo de Combate à Violência e Apoio às Vítimas de Violência
CCJ aprova lei que combate violência doméstica
Renan diz que combate à violência tem que ser permanente
FHC anuncia 1.ª medida de combate à violência