Canoas terá sensores de disparos de armas de fogo



O município de Canoas, no Rio Grande do Sul, vai ser a primeira cidade na América Latina a implementar o Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD). O Ministério da Justiça firmou nesta quarta-feira (30), em Brasília, o convênio com a cidade gaúcha para a instalação do sistema, o que vai custar aproximadamente R$ 2 milhões. 


O SDD, ou audiomonitoramento, desenvolvido por uma empresa americana, é composto por sensores de áudio que farão a cobertura do bairro de Guajuviras, em Canoas. Os sensores detectam e determinam a localização de ruídos explosivos e disparos de arma de fogo em uma área aproximada de 3,3 quilômetros quadrados.


Após o incidente, o sistema registra as coordenadas de latitude e longitude do local onde surgiu o disparto. Em seguida, o local exato do disparo é visualizado em um mapa da área, com uma margem máxima de erro de dez metros.


O tempo de resposta do sistema, com informações detalhadas é de 9 a 15 segundos. Os dados serão coletados por uma central de videomonitoramento ligada ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).


Diferentes disparos

Além de indicar a origem, o sistema também consegue diferenciar os disparos de arma de fogo de outros ruídos típicos de áreas urbanas como, por exemplo, fogos de artifício e escapamento de automóveis. O sistema também é capaz de distinguir diferentes calibres de armas.


Nos Estados Unidos, o equipamento já está em funcionamento em mais de 50 cidades, como a capital Washington, Los Angeles, Chicago e Boston.


O bairro de Guajuviras, em Canoas, tem uma população aproximada de 70 mil habitantes.


Fonte:
Ministério da Justiça



01/07/2010 12:50


Artigos Relacionados


PROIBIÇÃO DE ARMAS DE FOGO FOI DESTAQUE NA CRE

PROIBIÇÃO DE ARMAS DE FOGO FOI DESTAQUE NA CRE

Campanha arrecada 65 armas de fogo em São Paulo

São Paulo destrói 12 toneladas de armas de fogo

CRE volta a debater restrição a armas de fogo

CRE analisa projetos que tratam de armas de fogo