Capiberibe destaca preocupação da sociedade com transporte e violência urbana
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (4), o senador João Capiberibe (PSB-AP) destacou dois pontos entre as principais preocupações da população brasileira: a violência urbana e o transporte coletivo urbano. Segundo o senador, nas duas áreas, fundamentais para quem vive em grandes centros urbanos, há carência de políticas públicas.
- Precisamos ter uma resposta pra isso - pediu o senador.
Com base em pesquisas, Capiberibe disse que de 1980 a 2010 morreram 800 mil pessoas no Brasil por arma de fogo. Ele acrescentou que 70% das pessoas temem morrer assassinadas.
- É um estado de guerra permanente – lamentou.
O senador aproveitou para defender a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2012, de sua autoria, que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública, que pode ser um instrumento de auxílio para a atuação dos estados no setor. A matéria está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Na área de transportes, o senador disse que é preciso rever a política de concessão. Segundo ele, o Brasil é um dos raros casos em que a iniciativa privada explora o transporte coletivo urbano – o que implica, necessariamente, a busca do lucro. Capiberibe ainda mandou um conselho para a presidente Dilma Rousseff: pensar menos em reeleição e dar respostas para as demandas do país.
Transparência
O senador também destacou sugestão do jornalista Marcelo Soares, da Folha de S. Paulo, para a criação de uma área no Portal da Transparência onde seria possível consultar quem usa ou usou aviões oficiais nos últimos anos, com que objetivo e com que custo.
Capiberibe contou que enviou um ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), sugerindo um acordo com a Aeronáutica para a implementação do recurso no portal.
- O Brasil tem uma tradição de uso patrimonialista daquilo que é público de forma privada. A sociedade já não tem mais por que tolerar esse comportamento – declarou.
Nos últimos dias, a imprensa divulgou que os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, usaram aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para fins particulares. Henrique Alves já informou que vai devolver o valor estimado do voo. Em nota, Renan explicou que a viagem foi para cumprir compromisso como presidente do Senado.
04/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Preocupação com violência urbana está em vários projetos do Senado
Dilma destaca importância da participação da sociedade na reforma urbana
Ademir destaca crescimento da violência urbana
Vanessa destaca audiências públicas sobre mobilidade urbana e transporte coletivo
Acessibilidade urbana deve ser preocupação de todos os ministérios, diz Paulo Vannuchi
Capiberibe quer maior participação da sociedade na fiscalização das contas públicas