Capiberibe diz que há muitas dúvidas sobre transgênicos



Não há unanimidade com relação às vantagens para a autorização do plantio de produtos transgênicos, afirmou o senador João Capiberibe (PSB-AP) durante a discussão da lei de biossegurança, nesta quarta-feira (6). Para o senador, muitos pontos ainda precisam ser esclarecidos e há carência de estudos mais profundos sobre o tema. 

Não há informações consistentes sobre possíveis mutações genéticas em plantas comuns devido à polinização por plantas transgênicas, nem sobre o surgimento de resistência de algumas doenças às modificações genéticas das plantas, afirmou. O senador disse ainda que nem mesmo há provas de que a cultura transgênica é mais econômica que a tradicional.

Além disso, destacou, a produção de transgênicos traz o risco do monopólio de patente do genoma e há o problema dos custos de rastreabilidade e rotulagem dos transgênicos. Capiberibe lembrou também que as sementes existentes no Brasil foram introduzidas no país de maneira clandestina.

- A lei que estamos votando pressupõe que no futuro todas as culturas serão transgênicas, mas é um direito do consumidor não querer produtos transgênicos - destacou.



06/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dúvidas sobre transgênicos motivam debate em plenário

Capiberibe pede indicação de integrantes de CPI dos transgênicos

João Capiberibe é eleito presidente da CPI dos Transgênicos

Capiberibe diz que CPI dos Transgênicos vai discutir pagamento de "royalties" à Monsanto

Capiberibe: governo deveria investigar contrabando de transgênicos

AGÊNCIA ADMITE QUE AINDA SÃO MUITAS AS QUEIXAS SOBRE PLANOS DE SAÚDE