Capiberibe quer aprovação de emenda que institui controle social da Previdência



O senador João Capiberibe (PSB-AP) pediu a aprovação de emenda de sua autoria que estabelece o controle social de receitas e despesas da Previdência Social. Em pronunciamento nesta quarta-feira (1º), defendeu que o sistema previdenciário precisa ter o acompanhamento daqueles que para ele contribuem.

Segundo o senador, o sistema estabelecido em sua emenda à reforma da Previdência permite estabelecer o controle preventivo e evitar o desvio de recursos públicos.

- Com ele, não há como haver desvio - afirmou, acrescentando que o próprio cidadão poderá descobrir se os recursos estão sendo desviados.

Capiberibe lembrou recente operação da Polícia Federal, que prendeu uma quadrilha de dezenas de integrantes responsável pelo desvio de mais de R$ 1 bilhão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Afirmou não ser possível que os contribuintes do INSS continuem a ser lesados.

De acordo com o representante amapaense, há consenso no Senado para a aprovação de sua emenda. Caso seja aprovada, afirmou, o Senado -dará fim ao ditado que diz que brasileiro só fecha a porta depois da casa arrombada-. A emenda, afirmou, tem de ser aprovada -em nome da cidadania e dos princípios republicanos que esta Casa tem obrigação de resgatar-.

O senador saudou o governador do Amapá, Waldez de Góes, presente no Plenário. Segundo o parlamentar, há no sistema previdenciário estadual do Amapá um controle semelhante ao que propôs.



01/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe quer controle social de receitas e gastos da Previdência e apresenta emendas à reforma

Capiberibe quer controle social sobre gastos públicos

Capiberibe pede controle social e transparência do Orçamento

Capiberibe sugere controle social para combater corrupção

Capiberibe aponta corrupção na Funasa do Amapá e pede mais controle social

Capiberibe quer controle paritário de fundo previdenciário