Capiberibe sugere controle social para combater corrupção



O senador João Capiberibe (PSB-AP) sugeriu nesta quinta-feira (20) ao ministro da Saúde, Humberto Costa, que abra ao público, pela internet, as contas do ministério e ordene uma auditoria nas compras de equipamentos hospitalares feitas nos últimos 15 anos para desbaratar mais corrupção. "Os instrumentos de controle que temos atualmente são influenciáveis politicamente", alertou.

Capiberibe explicou que para divulgar contas públicas não é preciso criar uma nova estrutura administrativa e nem fazer um projeto de lei, basta o governo querer. Ele lembrou que implantou o que chamou de "controle social" no governo do estado do Amapá e que promoveu a descentralização dos recursos públicos na área da educação, dotando cada escola de orçamento próprio para a sua manutenção.

- O dinheiro existia, mas não chegava à escola. Eram feitas grandes licitações de forma centralizada e o dinheiro se perdia na intermediação da burocracia - assinalou.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que o que estraga um governo são três coisas: a corrupção, a incompetência e o desperdício.

- Com o dinheiro desse avião do Lula, dava para pagar todas as dívidas dos hospitais universitários - afirmou.

Capiberibe disse ainda que o atual governo do Amapá está anunciando que voltará a centralizar o orçamento e as compras das escolas.

- Tenho certeza que aquelas escolas deixarão de receber o mínimo necessário. Apropriar-se de dinheiro público, nesse país, parece até um direito divino - concluiu.



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe aponta corrupção na Funasa do Amapá e pede mais controle social

Capiberibe pede controle social e transparência do Orçamento

Capiberibe quer controle social sobre gastos públicos

Capiberibe quer aprovação de emenda que institui controle social da Previdência

Capiberibe quer controle social de receitas e gastos da Previdência e apresenta emendas à reforma

Requião defende reformas para combater corrupção