Carlos Wilson entrega a Tebet novo painel com certificado de segurança



O 1º secretário do Senado, Carlos Wilson (PTB-PE), entregou na manhã desta quarta-feira (30) ao presidente da Casa, Ramez Tebet, relatório dos técnicos da Universidade de Campinas (Unicamp) que acompanharam todo o trabalho de reestruturação do painel de votação eletrônica do Plenário, certificando a sua segurança. Tebet decidiu inaugurar o novo sistema de imediato, durante a sessão da tarde.

- Podemos assegurar, com o aval do relatório da Unicamp, que merece toda confiança pela credibilidade conquistada junto ao povo brasileiro, que este painel é mais seguro do que qualquer outro utilizado nos parlamentos do mundo. O momento de constrangimento vivido pelo Senado, em que as votações do Plenário foram colocadas em dúvida, está agora superado. A população pode ter certeza de que o voto do senador que ela elegeu está sendo respeitado - afirmou Carlos Wilson.

O presidente elogiou a atuação do 1º secretário, que comandou o inquérito sobre a violação do painel na votação que cassou o mandato do senador Luiz Estevão, em 28 de junho de 2000; a contratação da Unicamp para acompanhar o trabalho de reestruturação do painel; e a realização da licitação, vencida pela empresa Visual Sistemas Eletrônicos Ltda., responsável pela implantação do novo sistema.

- Num momento em que tanto se fala em evitar o desperdício de dinheiro público, posso dizer que a firma vencedora ganhou com um preço menor do que a metade do oferecido pela segunda colocada e demonstrou ter competência e experiência com sistemas semelhantes, inclusive para outros parlamentos - explicou Carlos Wilson.

Tebet agradeceu também ao trabalho realizado pela equipe da Secretaria Geral da Mesa, chefiada por Raimundo Carreiro Silva, e a todos os funcionários da Casa que se empenharam nas diversas fases do trabalho que levou à nova configuração de segurança das votações.

Compareceu ao ato de entrega do relatório da Unicamp o 1º secretário da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PPB-PE). Segundo Carlos Wilson, a presença do deputado foi um sinal da solidariedade entre as duas Casas, ambas convencidas da necessidade de que -o Congresso Nacional passe sempre uma imagem de transparência para a população-.



30/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson diz que novo painel eletrônico recupera credibilidade do Prodasen

Carlos Wilson anuncia punição de servidores envolvidos na violação do painel do Senado

Arruda nega a Carlos Wilson ter conhecimento prévio sobre fragilidade do painel de votação

Tebet inaugura, em agosto próximo, novo painel eletrônico do Senado

Segurança pública não preocupa governo federal, diz Carlos Wilson

Carlos Wilson lança novo portal do Interlegis